Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/08/2019 - 16h39min

Regionais da Cidasc abertas e SC-477 recuperada, anunciam deputados

Imprimir Enviar

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Deputados do PSL, PL, PSDB e PDT anunciaram na sessão de terça-feira (27) da Assembleia Legislativa que as regionais da Cidasc de Caçador e Joinville, entre outras, permanecerão abertas e que a SC-477, no Planalto Norte, será recuperada.

“O governador já mandou voltar atrás, viu que não podiam fechar estes postos da Cidasc. Se tem dificuldade, vamos estudar e encontrar uma solução, mas temos que fortalecer a produção e o produtor e manter a sanidade animal, não podemos perder isso”, informou Maurício Eskudlark (PL), líder do governo.

“Penso que a revogação coloca as coisas no seu devido lugar, antes de tomar uma decisão dessas tem de chegar no governador do estado”, sugeriu Valdir Cobalchini (MDB).

“Estive na Câmara de Vereadores de Joinville e entrei em contato com o presidente da Cidasc, que apresentou vários argumentos técnicos pelo fechamento, mas vamos defender o interesse da nossa região”, alertou Fernando Krelling (MDB).

“A Cidasc de Joinville atende 13 municípios e 8 mil propriedades rurais”, destacou Sargento Lima (PSL).

Por outro lado, os deputados Maurício Eskudlark, Valdir Cobalchini, Paulinha (PDT) e Doutor Vicente Caropreso (PSDB) relataram que o Executivo vai recuperar a SC-477, no Planalto Norte.

“O governador autorizou a recuperação, não ficando apenas na promessa”, comemorou Cobalchini.

“Na reunião de ontem foram muitas conquistas, principalmente da SC-477”, concordou Caropreso.

“Ele assinou a Ordem de Serviço para recuperar a SC-477, já a SC-135 deve ser executada com a liberação de recursos do BNDES e a SC-114, de Itaiópolis, não teve sinal positivo, mas teve um afago de que amanhã poderá ser realizada”, relatou Paulinha.

“O prefeito Elizeu Mibach (de Porto União) sugeriu que o consórcio recupere três trechos mais críticos da SC-135, trechos em que não existe mais asfalto”, indicou Eskudlark, referindo-se ao consórcio criado entre os municípios da região e o governo do estado para recuperar rodovias estaduais.

20 anos da TVAL
Sargento Lima ressaltou a passagem de 20 anos de criação da TVAL e agradeceu o carinho com que é tratado pela televisão do Legislativo.

“São 20 anos levando ao catarinense informação precisa, no momento correto e de forma imparcial, parabéns pelo excelente trabalho”.

Tolerância em estacionamento hospitalar
Sargento Lima noticiou na tribuna projeto de sua autoria que obriga estacionamento gratuito durante uma hora nos estacionamentos de hospitais ao paciente que comprovar atendimento na emergência.

Obras no exterior
Maurício Eskudlark voltou a criticar a política petista de construir, com recursos do BNDES, obras no exterior.

“Temos criticado o governo por não vermos as obras aconteceram, mas pegamos um país quebrado, se tivessem feito a BR-470, pelo menos o catarinense teria a obra, mas fomos punidos duplamente, ficamos sem a obra e sem o recurso, fizeram tudo no estrangeiro”, declarou Eskudlark, acrescentando que o BNDES emprestou 512 milhões de dólares para a Nicarágua e 656 milhões de dólares para Cuba.

Sonegadores
João Amin (PP) criticou duramente o secretário de Estado da Fazenda por ter classificado de sonegadores os donos de bares e restaurantes.

“Primeiro os agricultores, agora os donos de estabelecimentos comerciais, pergunto, quem vai ser a próxima vítima? Se tão sonegando, é incompetência do secretário, se sabe que estão sonegando, está sendo omisso. O que o secretário está fazendo para combater o crime?”, cobrou João Amin.

Frente Parlamentar da Juventude
Paulinha convidou os pares para o lançamento da Frente Parlamentar da Juventude, que acontecerá dia 4 de setembro, na Assembleia Legislativa.

“Tem como objeto discutir a situação em que se encontram os jovens, não temos dados do que pensam e desejam, precisamos de um diagnóstico mais preciso”, justificou Paulinha, acrescentando que cerca de 70% dos presos em Santa Catarina são jovens.

Asma
Doutor Vicente Caropreso comentou na tribuna a morte da roteirista Fernanda Young, vítima de uma crise de asma, e alertou para os perigos da doença.

“O oxigênio não consegue passar devido a uma inflamação no brônquio, com a diminuição do oxigênio circulante, a pessoa tem de fazer um esforço sobrenatural, levando a casos fatais”, revelou.

Segundo o deputado, que é médico, a asma é negligenciada pela saúde pública, pelas equipes de saúde da família e pelas próprias famílias, “que abusam do direito de fumar”.

Escola é lugar de ciência
Luciane Carminatti (PT) repercutiu sucesso do evento “Escola é lugar de ciência”, realizado no auditório deputada Antonieta de Barros, na segunda-feira.

“Saímos satisfeitos do evento, a Assembleia mais uma vez é protagonista de um tema central”, comemorou Carminatti, que elencou as principais decisões do seminário: debater as práticas do ensino de ciência, levantar ideias e propostas; garantir no orçamento recursos para construção e manutenção de laboratórios; e associar a produção científica ao plano de carreira dos professores.

Ideias mortas
Bruno Souza (sem partido) voltou a criticar decisões de juíza da Comarca de São José relativas aos internos do Case daquele município. Segundo o deputado, a responsável pela Vara da Infância é adepta da ideia de que prisão “é coisa do passado”.

O deputado relatou que a juíza determinou a distribuição de suco de laranja e repelente de insetos aos detentos.

“Suco de laranja natural, não pode ser de caixinha, e o Estado tem de entregar repelente de uma determinada marca para os internos”, reclamou Souza.

“É carinhosamente chamada de madrinha (pelos internos)”, afirmou Jessé Lopes (PSL).

 

 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar