Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/06/2013 - 10h23min

Lages pede pavimentação de estrada e construção de ginásios de esportes

Imprimir Enviar
Audiência do Orçamento Regionalizado foi realizada no campus da Udesc. FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

As lideranças políticas da região de Lages decidiram, por maioria, incluir no Orçamento Estadual para 2014 a pavimentação da SC-281, no trecho Ponte Alta a Otacílio Costa, além da construção de ginásios de esportes nos municípios de Painel e São José do Cerrito. O assunto foi discutido em audiência pública do Orçamento Regionalizado, promovida pela Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, realizada no campus da Udesc em Lages, na noite de segunda-feira (10).

Conforme os participantes da audiência, as outras 10 prioridades relacionadas no Plano Plurianual (PPA) 2012/2015, que poderiam ser escolhidas para serem inseridas no orçamento do ano que vem, já estão em execução.

A audiência pública
Gilmar Knaesel (PSDB), presidente da Comissão de Finanças e Tributação e da Comissão Coordenadora do Orçamento Estadual Regionalizado, lembrou a época em que Ivan Ranzolin foi presidente do Legislativo, quando a Assembleia iniciou sua aproximação com a comunidade, realizando sessões no interior.

Hoje, segundo Knaesel, essa aproximação se dá através das audiências públicas do Orçamento Regionalizado. “Há 15 anos iniciamos o Orçamento Regionalizado, é mudança de cultura, nós mesmos não absorvemos integralmente esse conceito, de abrir mão da nossa individualidade, das emendas individuais, para incluir no Orçamento de emendas regionais, tudo para estarmos próximos dos municípios”, explicou Knaesel.

Anilton Freitas, presidente da Câmara de Vereadores de Lages, agradeceu o Legislativo pela disposição de ouvir as lideranças políticas da SDR de Lages sobre prioridades orçamentárias. “Tenho certeza de que todos estão pensando em benefícios para os seus municípios”, declarou.

Neodi Saretta (PT)  argumentou que a metodologia do Orçamento Regionalizado vem se aperfeiçoando com o tempo. “Temos de fortalecer a cultura da participação e isso, às vezes, só se conquista a duras penas. Nosso compromisso é de efetivamente aprovar a rubrica orçamentária para as obras que aqui forem escolhidas”. Darci de Matos (PSD) enfatizou que os parlamentares praticam “a essência do Parlamento quando dão oportunidade para as comunidades elencar suas prioridades”.

Participação serrana
Prestigiaram a audiência pública vereadores, secretários municipais, líderes empresariais e comunitários de Anita Garibaldi, Cerro Negro, São José do Cerrito, Capão Alto e Painel, representantes da SDR de Lages, da Epagri, além dos ex-presidentes da Assembleia Ivan César Ranzolin e Francisco Kuster.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar