Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/07/2015 - 11h17min

Região de Itajaí abre a segunda etapa do Orçamento Regionalizado

Imprimir Enviar
Encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Itajaí, na manhã desta segunda (6). FOTO: Fábio Queiroz/ Agência AL

A região de Itajaí abriu, na manhã desta segunda-feira (6), a segunda etapa das audiências públicas do Orçamento Regionalizado, realizadas pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Finanças e Tributação e da Coordenadoria do Orçamento Estadual. No encontro, realizado na Câmara de Vereadores de Itajaí, os participantes elencaram como investimentos para o Plano Plurianual (PPA) e para o Orçamento 2016. As áreas mais beneficiadas são saúde, infraestrutura viária e educação. Ainda nesta segunda, serão realizadas audiências em Brusque (14h30) e Blumenau (18h30).

Representantes de entidades sociais da região compareceram ao encontro. O presidente da Associação de Deficientes Físicos de Itajaí, Antônio Pagno, participou com o objetivo de pedir recursos para a construção de uma sede que permita a unificação das três entidades ligadas à área na cidade. “Vim para a audiência para conhecer como funciona o orçamento e saber da possibilidade de fazer solicitações que a gente acha pertinentes”, afirmou.

A secretária de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Eliane Rabello, apontou algumas das prioridades já elencadas em audiência realizada pela SDR, no mês de maio. Segundo ela, saúde, segurança pública e educação estão entre as principais necessidades apontadas. “Só na nossa regional, temos 26 mil jovens fora da escola”, exemplificou. Tais necessidades foram confirmadas pela vice-presidente da Câmara de Itajaí, Anna Carolina Martins (PRB). Para ela, são urgentes investimentos no hospital regional e no aumento de efetivo dos profissionais de segurança pública.

Outros pedidos, que não foram contemplados, também foram apresentados. O defensor público Tiago Rummler solicitou mais recursos para a Defensoria Pública Estadual (DPE). Segundo ele, na região, apenas Itajaí conta com defensores públicos. “Do que adianta ter um direito garantido na Constituição se a pessoa carente não tem condições de exercer esse direito?”, questionou.

Orçamento impositivo
O deputado Kennedy Nunes (PSD), que presidiu a audiência, afirmou que as negociações com o governo estadual para que as ações elencadas no Orçamento Regionalizado sejam impositivas já para 2016 estão adiantadas. Serafim Venzon (PSDB), que participou do encontro, afirmou que a execução compulsória das prioridades será importante para dar mais credibilidade ao trabalho do deputado e melhorar o atendimento à população.

Leonel Pavan (PSDB) lembrou que a Assembleia, ao realizar as audiências, está cumprindo um dos seus principais papéis: ouvir e debater com a população. “É importante para que nós possamos nos dedicar a fazer com que o governo cumpra essas prioridades “, destacou. O deputado Níkolas Reis (PDT), que é de Itajaí, destacou a presença de várias entidades sociais na audiência e também apontou as suas prioridades, como a melhoria dos acessos às rodovias Jorge Lacerda e Antônio Heil, além de investimentos no Hospital Infantil Pequeno Anjo.

Também participaram do encontro em Itajaí os deputados Maurício Eskudlark (PSD), Jean Kuhlmann (PSD) e Dirce Heiderscheidt (PSD).

Prioridades da SDR de Itajaí

Para o PPA 2016-2019 e Orçamento 2016

  • Aumento de leitos de UTI adulto e neonatal
  • Construção e pavimentação de acessos viários Camboriú-Itapema, Itajaí-Camboriú e Camboriú-Brusque
  • Construção de escolas de ensino médio em Penha, Itapema e Porto Belo

Para o PPA 2016-2019

  • Construção do segundo acesso viário a Bombinhas
  • Incentivos ao Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú
  • Construção e ampliação de escolas em tempo integral
  • Ampliação do espaço físico do Hospital Infantil Pequeno Anjo, em Itajaí
  • Construção de escolas de ensino médio em Penha, Itapema e Porto Belo
  • Construção do complexo de segurança de Itajaí, Itapema e Balneário Camboriú
  • Aumento do efetivo das polícias Militar, Civil e Bombeiros
  • Construção de centro de formação e pesquisa de profissionais da educação
  • Ampliação dos cursos da Udesc
  • Aumento no número de leitos dos hospitais
Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar