Região de Criciúma incluiu a construção de hospital e de centro de oncologia em 2016
Os representantes dos municípios da região de Criciúma decidiram incluir no Orçamento do Estado para 2016 a construção do Hospital Regional de Criciúma e do Centro de Oncologia e Pediatria do Hospital Santa Catarina, também em Criciúma. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (7), durante a 31ª audiência pública do Orçamento Regionalizado (OR), realizada no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma.
Os representantes da região carbonífera também incluíram no Orçamento para 2016 a construção do contorno viário de Cocal do Sul. “Cerca de 21 mil carros passam por dia em Cocal do Sul, levem nosso projeto do anel viário para Assembleia”, apelou Roseny Cittadin Barbosa, vereadora de Cocal do Sul. “Temos que pensar no nosso município, mas também na região”, propôs Juca Rossi, prefeito de Treviso.
Para Ricardo Guidi (PPS), a “Assembleia Legislativa tem o papel de conhecer as demandas da população e lutar por elas”. Ada Faraco de Luca (PMDB), secretária de Justiça e Cidadania, concordou com Guidi. “Viemos aqui para ouvi-los e ouvi-las”, afirmou a deputada, referindo-se aos representantes dos municípios que lotaram o auditório da SDR local.
Valmir Comin (PP) lembrou que as demandas são maiores que os recursos. “Leva quem se organiza e luta”, resumiu o parlamentar, aludindo ao processo de escolha das prioridades, eleitas pelo voto dos participantes da audiência pública. Manoel Mota (PMDB) continuou o argumento de Comin. “Vale a pena lutar, porque o que for escolhido vai servir para nós como bandeira”, declarou Mota.
Cleiton Salvaro (PSB) defendeu a interação das comunidades com os políticos. “Quando a comunidade e a classe política se unem, há crescimento econômico e social”, avaliou o deputado. E Luiz Fernando Vampiro (PMDB) destacou que as lideranças municipais estão participando cada vez mais da elaboração do Plano Plurianual e do orçamento do estado.
Prestigiaram a audiência pública do OR os deputados João Amin (PP), Marcos Vieira (PSDB), presidente da Comissão de Finanças e Tributação, José Milton Scheffer (PP), Dirceu Dresch (PT), Rodrigo Minotto (PDT), Serafim Venzon (PSDB) e Leonel Pavan (PSDB), José Nei Ascari (PSD), Jean Leutprecht (PCdoB), Gean Loureiro (PMDB), além de prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais, dirigentes de hospitais, líderes comunitários e servidores da SDR de Criciúma e da Secretaria de Estado da Fazenda.
Ações incluídas no PPA2016/2019 pela região de Criciúma
Pavimentação da SC-440, trecho Urussanga, Santana, Barro Branco
Pavimentação da SC-445, trecho Forquilhinha a Maracajá
Construção do Centro de Oncologia e Pediatria do Hospital Santa Catarina
Construção do anel viário de Cocal do Sul
Construção e pavimentação da quarta etapa do anel viário de Criciúma
Construção de clínica de reabilitação para dependentes químicos
Construção, ampliação e reforma de escolas na SDR de Criciúma
Convênios para manutenção dos hospitais abrangidos pela SDR de Criciúma
Construção do quartel do Bombeiro Militar de Içara
Pavimentação do trecho Pedreiras a Barra Velha, em Balneário Rincão
Construção da sede própria da AMA – Associação dos Amigos dos Autistas
Construção do Hospital Regional de Criciúma
Ações incluídas no Orçamento de 2016 pela região de Criciúma
Construção do Centro de Oncologia e Pediatria do Hospital Santa Catarina
Construção do Hospital Regional de Criciúma
Construção do anel viário de Cocal do Sul
Agência AL