Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/06/2013 - 13h28min

Região de Brusque prioriza melhoria e expansão da distribuição de energia elétrica

Imprimir Enviar
Audiência Pública do Orçamento Regionalizado em Brusque. Foto: Miriam Zomer

Prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais, líderes comunitários e empresariais da região de Brusque decidiram, por unanimidade, incluir no orçamento para 2014 a melhoria e expansão da distribuição de energia elétrica na região, bem como a pavimentação da SC-486, trecho Botuverá a Vidal Ramos, e a pavimentação asfáltica da rodovia que liga Major Gercino a Leoberto Leal.

A decisão foi tomada durante audiência pública do Orçamento Regionalizado, patrocinada pela Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Brusque, na manhã desta sexta-feira (14).

A audiência
Gilmar Knaesel (PSDB) argumentou que a Comissão de Finanças e Tributação está, a cada ano, aperfeiçoando o processo de elaboração do Orçamento Regionalizado. “O que foi incluído no Orçamento precisa ser executado e isso tem melhorado nos últimos anos”, declarou Knaesel, que creditou à presença da Secretaria de Planejamento e das SDRs, além da decisão de realizar audiências de acordo com a divisão geopolítica do estado, pelos avanços conquistados pelo OR, com destaque para a participação das lideranças regionais.

José Luiz Colombi, prefeito de Botuverá, afirmou que veio à audiência não para fazer pedidos pessoais, mas para reivindicar obras para a região. Colombi destacou problemas nas áreas da saúde, saneamento básico, pavimentação e reabilitação de rodovias e sérias dificuldades com o fornecimento de energia elétrica. “É de grande valia a participação de todos, para colocar no papel aquilo que o governo não enxerga”, ensinou.

Daniel Neto Cândido, prefeito de São João Batista, ressaltou a necessidade de reforçar os pleitos regionais. “Vim aqui defender a necessidade e a importância de dar maior atenção à saúde. Quem precisa sabe que não é bem atendido, temos de encontrar uma fórmula para resolver isso”, observou Daniel.

O presidente da Câmara de Vereadores anfitriã, Valmir Coelho Ludvig, manifestou a alegria do Legislativo local de receber a Comissão de Finanças e Tributação em Brusque. “Não é fácil trazer a comunidade para a discussão, as pessoas mantêm distância sobre as decisões que afetam a vida delas, mas elas fazem parte do processo”, avaliou, Ludvig, acrescentando que “não adianta muito ser um revolucionário do Facebook, tem de participar pessoalmente”.

O prefeito de Major Gercino, João Davi, pediu aos participantes da audiência para não esquecerem dos municípios pequenos. “Temos necessidade de tudo”, sintetizou. Davi provocou risos na plateia, afirmando que “Major Gercino é a terra de Jesus, de dia falta água, de noite falta luz”. Ele pediu aos deputados que intervenham junto à Casan, para que melhore o fornecimento de água. “É uma felicidade abrir uma torneira e ao invés de água escorrer leite”, ironizou Davi, aludindo à quantidade de cloro utilizado pela concessionária.

Jean Kuhlmann (PSD) falou sobre o papel do deputado e dos líderes municipais. “É a hora de vocês dizerem o que é importante para a região, depois é o momento da mobilização, da união, do trabalho em conjunto, para cobrar dos deputados que lutem em favor da execução das obras que forem escolhidas aqui”, declarou. Já o secretário de Desenvolvimento Regional de Brusque, Jones Bósio, afirmou que a SDR local já investiu R$ 51 milhões, pulverizados em 354 ações.

Participação da região de Brusque
Participaram da audiência os prefeitos DE Botuverá, São João Batista, Major Gercino, o vice-prefeito de Guabiruba, Valmir Zirk, além de vereadores, secretários municipais, líderes comunitários desses municípios, bem como de Brusque, Gaspar e representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, da Uniasselvi e do Centro Universitário de Brusque (Unifebe).

Balanço da semana
De acordo com dados da Coordenadoria do Orçamento Estadual da Assembleia Legislativa, em 2012, computando as regiões de São Joaquim, Lages, Taió, Rio do Sul, Ituporanga, Ibirama, Timbó, Blumenau e Brusque, participaram 216 pessoas. Já em 2013, essa participação cresceu mais de 250%, totalizando 757 presenças.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar