Região de Araranguá priorizou no orçamento ampliar Hospital Regional
Os representantes dos municípios da região de Araranguá incluíram a reforma e ampliação do Hospital Regional de Araranguá no Orçamento do Estado para 2016. As melhorias possibilitarão ao hospital integrar as redes de Urgência e Emergência e a Rede Cegonha (UTI neonatal). A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira, durante audiência pública do Orçamento Regionalizado (OR) da Assembleia Legislativa, realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Araranguá.
Também foram incluídas no Orçamento de 2016 a implantação de serviços de alta complexidade no mesmo hospital, bem como a pavimentação do acesso Sul da BR-101 a Balneário Arroio do Silva. “Há poucos anos brigávamos com Criciúma pela indicação de prioridades, hoje a gente escolhe o quer”, declarou o prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, que reclamou a não execução do acesso ao município. “Entra no PPA e não sai”.
Manoel Mota (PMDB) lembrou o tempo em que o Executivo não acatava a decisão das audiências públicas. “Nos últimos governos avançamos muito e vamos avançar mais ainda”, afirmou Mota. José Milton Scheffer (PP) ponderou que muitas ações foram atendidas. “Algumas parcialmente, outras estão iniciando”, reconheceu o deputado, que sugeriu incluir no PPA a manutenção das 42 escolas da região.
Ada Faraco de Luca (PMDB), secretária de Justiça e Cidadania, cobrou atenção dos representantes dos municípios. “Na hora de fazer a opção pensem em ações que possam ser feitas, se não estiver no Orçamento não sai, não adianta ir chorar nos gabinetes”, resumiu a deputada.
Prestigiaram a audiência os deputados Marcos Vieira (PSDB), presidente da Comissão de Finanças e Tributação, Valmir Comin (PP), Ricardo Guidi (PPS), Luiz Fernando Vampiro (PMDB), José Nei Ascari (PSD), Rodrigo Minotto (PDT), Leonel Pavan (PSDB), Dirceu Dresch (PT) e Serafim Venzon (PSDB), além de prefeitos, vices, secretários municipais, líderes comunitários e servidores da SDR local e da Secretaria da Fazenda.
Ações incluídas no PPA 2016/2019 pela região de Araranguá
Construção da barragem do Rio do Salto, incluindo Meleiro
Construção, ampliação e reforma de escolas, com acessibilidade, prevenção de incêndio, biblioteca, laboratório e ampliação da rede lógica das 42 escolas da região de Araranguá
Aquisição de aparelho de Ressonância Magnética
Pavimentação do trecho que liga Maracajá à comunidade de Ilhas, em Araranguá
Pavimentação da SC-108, jacinto Machado a Praia Grande
Pavimentação da SC-447, Meleiro a Nova Veneza
Pavimentação do acesso Sul da BR-101 a Balneário Arroio do Silva
Implantação de serviços de alta complexidade no Hospital Regional de Araranguá
Pavimentação da SC-100, entre Jaguaruna e Passo de Torres
Revitalização da SC-485, entre Sombrio e Jacinto Machado
Reforma e ampliação do Hospital Regional de Araranguá para receber as redes de urgência e emergência, cegonha (UTI neonatal)
Recuperação do complexo lagunar de Sombrio
Ações incluídas no Orçamento de 2016 pela região de Araranguá
Reforma e ampliação do Hospital Regional de Araranguá para receber as redes de urgência e emergência, cegonha (UTI neonatal)
Implantação de serviços de alta complexidade no Hospital Regional de Araranguá
Pavimentação do acesso Sul da BR-101 a Balneário Arroio do Silva
Agência AL