Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/02/2015 - 13h52min

Reforma Política é apontada por Dresch como um desafio a ser superado

Imprimir Enviar
FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

A Reforma Política e a continuidade do trabalho em prol da agricultura familiar são os principais temas levantados por Dirceu Dresch (PT), em sua primeira entrevista ao programa Fala Deputado da TVAL, a ser exibida na quinta-feira (19), às 12h30. Dresch está em seu terceiro mandato no legislativo estadual, ocupa a presidência da Comissão de Direitos Humanos e é membro de mais quatro comissões permanentes.

Reeleito com 33.220 votos, o deputado alega estar muito satisfeito por retornar ao parlamento encampando a Reforma Política. “A Reforma Política se impõe aos grandes grupos econômicos. Se não lutarmos por ela, não conseguiremos democratizar a política”. Segundo o parlamentar, os partidos políticos estão muito fragilizados e é preciso fortalecê-los.

Ainda sobre a Reforma Política, Dresch acredita que o financiamento público de campanha seja a melhor forma de prestar contas à sociedade. “Muitos países adotaram o financiamento público, mas no Brasil, infelizmente, temos esse sistema perverso em que o político é gerenciado pelas empresas”, enfatizou.

Estadualização das leis

Para Dirceu Dresch, o papel dos parlamentares deveria ser o de propor leis estaduais e não regionais. Ele aceita que cada um esteja alerta às necessidades da sua região, mas com a preocupação em garantir que o estado, em geral, seja atendido. “Sou contra o voto distrital. Sou do Oeste, mas quero que os direitos sejam garantidos em todo o estado”.

Modal ferroviário

A retomada do modal ferroviário no Brasil foi um dos temas tratado por Dresch. Segundo ele, a implantação do modal Norte-Sul e o de Integração (ligando o oeste ao litoral) vai trazer mais agilidade ao transporte de cargas e mais segurança nas estradas com a diminuição da circulação de caminhões. “Não queremos que ninguém fique sem emprego e os caminhoneiros podem exercer outras funções no transporte, mas é fundamental o investimento no transporte ferroviário”.

Desafios

Dirceu Dresch apontou como “gravíssima” a questão da segurança pública no estado. “Estamos vendo os direitos da população violados todos os dias no que se refere à segurança”. O sistema de atendimento à saúde também foi debatido como um dos mais deficitários. “É terrível a situação de milhares de cidadãos que esperam anos por uma cirurgia. Vamos cobrar do governador que estas questões sejam mais bem observadas”.

A bandeira pela valorização da agricultura familiar e o investimento em assistência técnica, pesquisa e extensão rural continua sendo levantada pelo parlamentar neste novo mandato.

Sobre a crise por que passa em âmbito nacional o seu partido, Dresch refletiu sobre a necessidade de retomada do PT. “Temos uma grande tarefa de reconstrução de um partido que sempre lutou pelas minorias, pelo respeito aos direitos dos cidadãos. Estamos sofrendo uma violência e precisamos retomar a ideologia, porque política é sinônimo de melhoria da qualidade de vida”.

 

Michelle Dias
Agência AL

Voltar