Recuo na cobrança de IPVA de aeronaves e embarcações repercute na Alesc
A decisão do Executivo de voltar atrás na cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre embarcações e aeronaves repercutiu na sessão de terça-feira (10) da Assembleia Legislativa.
“O governo do estado enviou um pacote para ser analisado ainda este ano com mudanças no sistema tributário estadual. Já estava preocupado com a intenção do governo de criar impostos sobre aeronaves e embarcações, o que poderia desestimular a indústria local, mas, menos mal, ontem o governador anunciou que retirou o IPVA da proposta”, avaliou Lunelli (MDB).
O deputado, que costuma combater o aumento de impostos e taxas, avaliou que o brasileiro paga muitos impostos, no nível de suecos, finlandeses e dinamarqueses, mas não recebe do estado serviços de qualidade. Lunelli voltou a criticar o desperdício, os privilégios e a ineficiência e sugeriu a redução da máquina pública.
O ex-prefeito de Jaraguá do Sul também disparou contra o pacote de ajuste fiscal do governo federal.
“Traz uma série de medidas que ao invés de gerar confiança, acendem um sinal de alerta. O aumento da carga, a falta de clareza na aplicação de recursos e a falta de reformas estruturais criam um cenário de insegurança”, pontuou.
Evandro Neiva
Emerson Stein (MDB) ressaltou na tribuna o anúncio da saída do secretário de Turismo, Evandro Neiva, que deverá assumir o cargo de secretário municipal de Turismo de Balneário Camboriú, na gestão da prefeita Juliana Pavan.
“Um grande profissional, que entende de turismo e entende da realidade turística no estado de Santa Catarina”, elogiou Stein, que destacou o aumento das rotas aéreas nacionais e internacionais como uma ação importante da gestão Neiva.
Hellmuth Danker
Doutor Vicente Caropreso (PSDB) lamentou a morte de Hellmuth Danker, de Blumenau, reconhecido dirigente hospitalar e ex-intendente da Vila Itoupava.
“Foi-se um grande amigo, com 98 anos, mais de 57 anos presidente do Hospital da Vila, duas vezes intendente, uma pessoa que capitalizou tantas coisas boas”, lembrou Caropreso.
Napoleão Bernardes (PSD), em aparte, também deplorou a morte de Danker.
“Quero me solidarizar ao seu lado em relação ao passamento dessa grande figura, 98 anos de uma vida bem vivida e de um trabalho de intensidade em prol da comunidade”, registrou Napoleão.
Aurelio Nardi & Adilson Rogal
Altair Silva (PP) lamentou a morte do ex-prefeito de Seara, Aurelio Nardi, ocorrido no último dia 4 de dezembro.
“Foi vereador, presidente da Câmara, prefeito de Seara por duas oportunidades e faleceu aos 98 anos de idade. Construiu uma obra de muito trabalho, dedicação e resiliência”, ponderou Altair, que destacou a construção, durante os mandatos de Nardi, do Fórum da Rodoviária da cidade, bem como o início da implantação do museu Fritz Plaumann.
Altair também anunciou a morte de Adilson Rogal, que foi vereador em São Domingos e exercia o cargo de secretário municipal.
“Em um procedimento cirúrgico, acabou contraindo uma bactéria e veio a óbito precocemente, ainda jovem, com muito a cumprir, mas foi chamado ao outro plano”, lamentou Altair.
Ferryboat de Joinville
Fernando Krelling (MDB) fez um apelo ao governo do estado para que avalie com atenção os serviços prestados pelo ferryboat que faz o transporte entre Joinville e São Francisco do Sul.
“Que o governo agilize o processo de chamamento público e a fiscalização efetiva, a população tem sofrido e estamos à beira de um colapso”, alertou Krelling.
Dia do Orgulho Autista
Os deputados aprovaram na sessão desta terça o Projeto de Lei (PL) 286/2024, de autoria de Marquito (Psol), que institui o Dia Estadual do Orgulho Autista, a ser comemorado em 18 de outubro. O objetivo da data é conscientizar a sociedade sobre a neurodiversidade e a inclusão, além de fomentar o debate e impulsionar as políticas públicas voltadas às pessoas com autismo.
AGÊNCIA AL