Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/12/2012 - 18h03min

Rancho Queimado vira tema de livro que será lançado hoje na Assembleia

Entre a praia e a serra, a história e a natureza exuberante do município
Imprimir Enviar

“Rancho Queimado – suas belezas e suas histórias”, um livro com 140 páginas, ricamente ilustrado, será lançado hoje, 18, às 19h, no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A publicação é o resultado do trabalho do fotógrafo e escritor, Philippe Debled, que já rodou o mundo atrás de histórias e imagens, mas que se impressionou com o charme e a hospitalidade do pequeno município que faz a ligação entre a Grande Florianópolis e a Serra Catarinense.  No dia 20, o lançamento será em Rancho Queimado, na antiga casa de campo do ex-governador Hercílio Luz, que hoje é um dos museus públicos mais visitados de Santa Catarina.

Rancho Queimado – suas belezas e suas histórias foi viabilizado via Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Tractebel, Costa Sul Pescados e Orsitec e apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e da Pousada Fazenda Pinheiral.

Entre as praias do litoral e o frio da serra catarinense, Rancho Queimado, hoje mais conhecida como a capital catarinense do morango, conta com um pouco menos de 3 mil habitantes. As trinta localidades de Rancho Queimado – das mais conhecidas, como Taquaras, às mais profundas, como o Poço do Relógio e Navalhas – são retratadas em imagens e texto, com muitas informações que só eram conhecidas pela tradição oral dos velhos habitantes e que não chegaram aos livros de história. O autor entrevistou 50 dos mais antigos moradores da cidade, que deixaram um registro fundamental e surpreendente no livro.

Rancho Queimado guarda também ecossistemas riquíssimos, com florestas nebular e de araucárias, mata atlântica, além de algumas nascentes dos mais importantes rios da região, como Itajaí, Tubarão e Tijucas. “Em alguns momentos me lembra a Europa. Em outros, a floresta rica e fechada se assemelha ao sudeste asiático. E a apenas 60 quilômetros de Florianópolis”, compara Debled, também autor dos livros 'Na Outra Margem' e 'O Mochileiro e a Analista'. (Patrícia Schneider de Amorim)

Voltar