Radar de Lontras inicia testes para entrar em operação em setembro
Foram iniciados nesta quarta-feira (2) os testes com o radar meteorológico da Defesa Civil Estadual instalado em Lontras, no Alto Vale do Itajaí. De acordo com o secretário estadual da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, a expectativa é que o equipamento entre em operação em definitivo em setembro. Com ele, o Estado pretende aprimorar as ações de prevenção às consequências de tempestades.
O secretário explica que a fase de testes, que deve durar até 70 dias, é necessária para fazer ajustes na configuração do radar, que enviará imagens para o Centro de Monitoramento da Defesa Civil em Florianópolis. Nesse período, os técnicos que vão operar o equipamento também passarão por treinamento.
O radar de Lontras é o primeiro equipamento do estado destinado exclusivamente para previsão do tempo. Sua função será fornecer dados sobre chuvas e tempestades que estejam se aproximando do território catarinense. O radar poderá detectar tempestades severas a mais de 400 quilômetros de distância e num raio de até 200 quilômetros, com antecedência de até seis horas. Para isso, terá uma cobertura de 77% da área total do estado, o que equivale a 191 municípios.
“É o mais moderno equipamento para supervisão meteorológica do país. Ele nos dará com mais exatidão informações sobre a quantidade de chuva, sobre a velocidade do vento. Isso permitirá que possamos gerar os alertas e desencadear as ações de prevenção com mais precisão e rapidez”, explica Moratelli.
Segundo a Defesa Civil Estadual, o equipamento instalado em Lontras é um radar banda S de última geração, doppler, com dupla polarização e transmissor klystron. O equipamento é fabricado pela empresa norte-americana Enterprise Eletronic Corporation, do Alabama, nos Estados Unidos. O investimento do governo estadual foi de R$ 10 milhões.(com informações da Rádio AL)