Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/07/2014 - 16h59min

Radar de Lontras inicia testes para entrar em operação em setembro

Imprimir Enviar
Primeira imagem gerada pelo radar de Lontras, que entrou em fase de testes nesta quarta (2). FOTO: Paulo Cesar Santos/SDC-SC

Foram iniciados nesta quarta-feira (2) os testes com o radar meteorológico da Defesa Civil Estadual instalado em Lontras, no Alto Vale do Itajaí. De acordo com o secretário estadual da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, a expectativa é que o equipamento entre em operação em definitivo em setembro. Com ele, o Estado pretende aprimorar as ações de prevenção às consequências de tempestades.

O secretário explica que a fase de testes, que deve durar até 70 dias, é necessária para fazer ajustes na configuração do radar, que enviará imagens para o Centro de Monitoramento da Defesa Civil em Florianópolis. Nesse período, os técnicos que vão operar o equipamento também passarão por treinamento.

O radar de Lontras é o primeiro equipamento do estado destinado exclusivamente para previsão do tempo. Sua função será fornecer dados sobre chuvas e tempestades que estejam se aproximando do território catarinense. O radar poderá detectar tempestades severas a mais de 400 quilômetros de distância e num raio de até 200 quilômetros, com antecedência de até seis horas. Para isso, terá uma cobertura de 77% da área total do estado, o que equivale a 191 municípios.

“É o mais moderno equipamento para supervisão meteorológica do país. Ele nos dará com mais exatidão informações sobre a quantidade de chuva, sobre a velocidade do vento. Isso permitirá que possamos gerar os alertas e desencadear as ações de prevenção com mais precisão e rapidez”, explica Moratelli.

Segundo a Defesa Civil Estadual, o equipamento instalado em Lontras é um radar banda S de última geração, doppler, com dupla polarização e transmissor klystron. O equipamento é fabricado pela empresa norte-americana Enterprise Eletronic Corporation, do Alabama, nos Estados Unidos. O investimento do governo estadual foi de R$ 10 milhões.(com informações da Rádio AL)

Voltar