Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/04/2017 - 16h08min

Quem faz parte dos grupos de risco precisa tomar a vacina da gripe

Imprimir Enviar
Vanessa Vieira da Silva, gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de SC
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Se você tem mais de 60 anos, é portador de doença crônica, se encontra em condição clínica especial, está grávida ou ainda não se passaram 45 dias do parto (puérperas), é profissional da saúde, professor, está preso ou trabalha no sistema prisional, então precisa fazer a vacina da gripe. “Do ponto de vista científico, as pessoas que precisam da vacina estão incluídos no grupo de prioridade do Ministério da Saúde”, informou Vanessa Vieira da Silva, gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, que conversou com a reportagem da Agência AL na tarde desta segunda-feira (17).

Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos também devem se vacinar. “A vacina da gripe não diminui a circulação viral, ao contrário das vacinas contra o sarampo e a pólio que impedem a  circulação e bloqueiam a ação desses vírus, a vacina da gripe confere imunidade para a pessoa de dez a doze meses apenas”, enfatizou a gerente da Dive, acrescentando que nas pessoas vacinadas a ação do vírus é mitigada.

Segundo Vanessa da Silva, os números da gripe no estado comprovam que a vacina é fundamental para os integrantes dos grupos de risco. Em 2016 foram confirmados 758 casos, sendo que em 89% deles havia algum fator de risco associado. “Foram 391 portadores de doenças crônicas, 31 gestantes, três puérperas, 39 crianças com menos de 2 anos, 162 idosos e 48 obesos”, descreveu a gerente.

Quanto aos 108 óbitos causados pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza em 2016, de acordo com dados da DIVE, em 91,5% dos casos havia fator de risco associado. “Desses 108 somente cinco tinham tomado a vacina, quatro deles tomaram de dois a três dias antes dos sintomas e o quinto tomou a vacina dois meses antes, mas sofria de tuberculose”, ponderou a gerente da Dive.

Calendário
A vacina está disponível na rede pública a partir desta segunda-feira (17) apenas para maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas ou em situação clínica especial. A partir de 24 de abril serão vacinadas as crianças entre 6 meses e 5 anos, grávidas, puérperas, profissionais da saúde, professores, presos e trabalhadores do sistema prisional.

A vacinação se estenderá até 26 de maio. “Nossa expectativa é alcançar acima de 90% do público alvo, mais de 1,7 milhão de pessoas”, afirmou Vanessa da Silva.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar