11/10/2009 - 20h30min
Público recorde nos três primeiros dias de Efapi
Apesar da previsão de chuvas e ventos fortes, o público continua chegando ao Parque de Exposições Tancredo Neves, onde ocorre a Efapi 2009. A previsão dos organizadores é que só hoje (11), terceiro dia do evento, pelo menos 80 mil pessoas passem pelo parque. Mas o volume maior de público será a partir das 20h45min, quando começa o show da dupla Diego & Daniel, que abrirá o show da dupla mais solicitada do momento, Victor & Leo, previsto para começar às 22 horas.
O vice-prefeito de Chapecó e presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) da Efapi, José Cláudio Caramori (DEM), informou que só nos dois primeiros dias o número de visitantes ultrapassou a marca dos 100 mil. Com isso, a previsão de público de 500 mil visitantes nos 10 dias de evento vai ficando para trás. “Não sei em quanto vamos superar esta previsão, mas será um percentual importante. E os expositores também já nos passam informações de que os negócios estão sendo fechados em um volume muito maior que o projetado”, comemorou. A previsão inicial era de R$ 110 milhões em negócios fechados ou prospectados no período da feira.
O crescimento do evento justifica, segundo Caramori, os investimentos que foram anunciados na solenidade de abertura. Serão aplicados R$ 700 mil, parceria entre governo do Estado e município, para a construção de dois novos pavilhões agropecuários já para a próxima edição. O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) deve construir, também para 2011, um pavilhão permanente dedicado à piscicultura. Além disso, a estrutura mais antiga do parque, o Pavilhão Governador Colombo Salles, inaugurado em 1974, deverá ser reformado e adequado às necessidades atuais dos expositores. “Várias outras melhorias e construções serão executadas para que a Efapi 2011 seja ainda maior que a deste ano”, adiantou.
Toda essa estrutura é usada ao longo do ano em vários eventos criados a partir da Efapi, como Mercoagro, Mercoláctea e Mercomóveis. A Mercoagro, hoje, já é a maior feira do setor no Brasil, equiparável às melhores da Europa. “Outros estados estão lutando para tirar a Mercoagro daqui, mas Chapecó está pronta para oferecer cada vez mais para expositores e compradores”, comentou Caramori. (Andréa Leonora/Divulgação Alesc)