Público de Blumenau aprova experiência no Alesc Itinerante
Do olhar curioso de um jovem estudante que observa pela primeira vez a dinâmica de trabalho dos deputados estaduais na sua cidade, à experiência de quem ainda se surpreende com o aprendizado que a política pode proporcionar.
Em dois dias do Programa Alesc Itinerante, dezenas de pessoas, entre estudantes, lideranças, autoridades e representantes de instituições da região do Vale do Itajaí conheceram de perto a rotina do Parlamento estadual e reconheceram a importância do Legislativo como um espaço de debate, de aprimoramento de ideias e de elaboração de leis em benefício da população.
Gregório Vinholes, de 14 anos, é estudante da Escola Básica Municipal Professora Hella Altenburg, de Blumenau. Atento aos pronunciamentos dos parlamentares estaduais durante a sessão ordinária, acredita que o conteúdo das manifestações vai auxiliá-lo no exercício do mandato como Vereador Mirim.
“É um aprendizado a mais saber como funciona uma sessão. Eu conhecia a política somente por pesquisas e agora na vivência, tenho consciência do quanto a figura do deputado e do vereador é importante, já que representam o povo. Por isso, precisamos ter bons representantes, porque nem todos têm a oportunidade de ocupar estes espaços. Precisamos de pessoas que representem as nossas ideias, e é isso que vou fazer no Vereador Mirim”, disse o estudante.
Adriane Sasse é coordenadora pedagógica do programa Vereador Mirim de Blumenau, o qual Gregório faz parte. O projeto conta com 15 vereadores titulares e 14 suplentes. “A vinda da Assembleia aqui é muito importante porque, conhecendo a logística do Legislativo, eles têm a oportunidade de aproveitar da melhor maneira e de aprender, desde cedo, que tudo gira em torno da política”, acrescentou.
O professor aposentado Nelson Lins integra a Associação Viva Parkinson e visitou pela primeira vez a Assembleia Legislativa, sem precisar se deslocar até a Capital. “Nunca tinha ido à Alesc, e achei interessante conhecer como funciona, conhecer os deputados e o que eles defendem, conversar com eles e apresentar nossas demandas.”
Atleta campeã brasileira de para-remo e vice-campeã sul-americana na modalidade, Bruna Daniel atualmente é secretária municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto de Blumenau. Ela avalia que espaços de debate, como o da Assembleia Legislativa, servem para fomentar a fala da pessoa com deficiência e contribuir para avanços em políticas públicas para melhorar a vida desta parcela da população em áreas como mobilidade, saúde, educação e mercado de trabalho.
“Ter a Alesc aqui é importante para que as pessoas possam ver que o Estado também acredita na pessoa com deficiência. Momentos como este me trazem esperança de que estamos trilhando o caminho certo para formar cidadãos mais inclusivos, e para acabar com o preconceito e capacitismo.”
Para Cleber José dos Santos, presidente da Associação de Moradores do Bairro Ponta Aguda, de Blumenau, a descentralização da Alesc é estratégica para a efetividade de ações em benefício dos cidadãos. “Assim como nos bairros, os municípios do nosso estado têm realidades e demandas diferentes, como por exemplo, a melhoria de uma escola, a pavimentação de uma estrada, por isso, a descentralização é importante para a viabilização de projetos regionais”.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), avalia de maneira muito positiva a estreia do Alesc Itinerante em Blumenau.
“Conversando com os representantes de entidades, percebemos a satisfação deles de terem a oportunidade de falar com todos os parlamentares e apresentar os seus anseios, as suas demandas. Essa alegria e demonstração de esperança depositadas por todos eles nos dá a segurança de que estamos no caminho certo, e perto da nossa gente catarinense”.
O Alesc Itinerante foi idealizado neste ano, em comemoração aos 190 anos do Parlamento estadual. O programa vai percorrer cinco municípios catarinenses até o fim do ano. A próxima cidade-sede será Joinville, nos dias 04 e 05 de junho.
Agência AL