Protocolado pedido para criação do Fórum Parlamentar das Energias
A Assembleia Legislativa terá um Fórum Parlamentar das Energias, grupo concebido para discutir a preservação das riquezas naturais e do potencial de Santa Catarina na produção de energias alternativas, mais limpas. O objetivo é reunir todo o potencial que o estado tem e pensar em maneiras de aproveitar estes potenciais e, ao mesmo tempo, preservar e respeitar. “Baseado nisso, queremos criar em Santa Catarina algumas leis, regras e normas, para que a gente consiga trabalhar em harmonia com aquilo que hoje a sociedade precisa – energia, água, solo – mas sem destruir”, explicou o deputado Fabiano da Luz (PT), que conseguiu outras 16 assinaturas e protocolou o pedido de criação do fórum.
Para o deputado, a água e o solo de Santa Catarina são riquezas das quais não se pode descuidar e que devem ser pensadas de forma a gerar riquezas para os catarinenses em atividades como o turismo. “Precisamos fazer com que Santa Catarina seja um estado forte, produtivo, mas, ao mesmo tempo, que nossas riquezas sejam nossas, sejam preservadas e tenham a oportunidade de gerar mais riquezas, mas de maneira organizada, responsável e respeitando a água, o solo e o potencial que temos de energia.”
A identificação de fontes de energia mais limpa permitiria ao estado abrir mão de alternativas que poluem mais. “Poderíamos substituir uma usina termelétrica, por exemplo, por várias outras menos poluentes.”
Também participam do fórum os deputados Ana Campagnolo (PSL), Bruno Souza (PSB), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Felipe Estevão (PSL), Fernando Krelling (MDB), Jerry Comper (MDB), Jessé Lopes (PSL), Luciane Carminatti (PT), Marcius Machado (PR), Marlene Fengler (PSD), Maurício Eskudlark (PR), Milton Hobus (PSD), Nazareno Martins (PSB ), Neodi Saretta (PT), Padre Pedro Baldissera (PT) e Sargento Lima (PSL). A intenção é fazer reuniões ao menos uma vez por mês, mas esse cronograma de atividades ainda será discutido entre os participantes do fórum.