30/09/2009 - 17h56min
Propostas que beneficiam o desenvolvimento social são apresentadas em Plenário
Uma indicação solicitando ao presidente da Celesc a implantação de um programa de desenvolvimento social, visando a troca de lixo reciclável por energia elétrica pela população de baixa renda foi apresentada, pelo deputado Professor Sérgio Grando (PPS). O parlamentar afirmou que a empresa catarinense fornecedora de energia elétrica pode e deve prever a implementação de programas que contribuam com as mudanças sociais e ambientais. “A prática de coleta seletiva de lixo, associada ao benefício do desconto em conta de energia, é um direito ao cliente da companhia. A ideia já está implantada em outros estados, como o do Ceará. Significa efetiva melhoria da qualidade de vida.”
De acordo com Grando, a população de baixa renda poderia receber, por parte da Celesc, incentivos ao pagamento do consumo de energia, utilizando lixo reciclável e resíduos sólidos com preço de mercado. “Todos vão ganhar com isso. A Celesc ganha. A população ganha. É bom para todo mundo”, prevê.
O deputado também apresentou um requerimento ao prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PMDB), pedindo a adoção de programas para a reestruturação dos terminais urbanos desativados em Florianópolis. A ideia do parlamentar é que nos locais sejam construídos obras de cunho social, em benefício da comunidade. “Temos que promover mudanças culturais. Vamos contribuir com o desenvolvimento da cidade e de seus cidadãos.” Entre as obras sugeridas para esses locais, Grando destacou as oficinas artesanais, academia para terceira idade, cursos profissionalizantes gratuitos, aulas de dança e cursos preparatórios. (Graziela May Pereira/Divulgação Alesc)