26/11/2009 - 16h21min
Projetos que envolvem juventude e cultura são aprovados na 9ª Edição do Parlamento Jovem
Juventude e cultura. Esses foram os temas principais dos projetos de lei apresentados pelos deputados-estudantes nas oito escolas selecionadas, na sessão ordinária de hoje (26), à tarde, do 9ª edição do Parlamento Jovem. O objetivo é fazer com que os deputados-estudantes vivenciem situações reais da atividade político-particular desde a elaboração, apresentação, discussão e votação de projetos. Cada escola apresenta um projeto.
O presidente da Escola do Legislativo, deputado Joares Ponticelli (PP), afirmou que o Parlamento Jovem está consolidado no calendário da Assembleia Legislativa e cada vez mais sua credibilidade aumenta. “Conseguimos sentir isso no esforço que cada escola faz para participar desse evento tão grandioso para a política catarinense. Para a próxima edição, cerca de 230 escolas se inscreveram. É o resultado positivo de um bom trabalho”.
A sessão começou com cada escola falando ou mostrando vídeos sobre suas cidades. No horário destinado aos partidos, os estudantes apresentaram a sua instituição e defenderam suas propostas. Na 9ª Edição do Parlamento Jovem estão presentes escolas dos municípios de Bom Jardim da Serra, Criciúma, Chapecó, Canelinha, Canoinhas, Ouro, Joinville e Balneário Piçarras.
Depois da aprovação dos projetos apresentados, as propostas seguem para a Comissão de Legislação Participativa. Se a comissão aprovar, serão enviados às comissões permanentes.
O deputado-estudante Rod Von Semenoff Romano, de Balneário Piçarras, defendeu seu projeto, que trata da Semana Estadual da Juventude e Cultura. “Nosso objetivo é contribuir com o debate sobre políticas públicas para a juventude e envolver os jovens em eventos relacionados a diversos assuntos. Estar aqui é demonstrar interesse”, falou.
Conforme a coordenadora da Escola do Legislativo, Carla Vieira Pedrozo, o Parlamento Jovem não aborda apenas a política. “Estamos todos aqui para aprender sobre política e democracia”, finalizou. Ela também destacou o crescimento do interesse das escolas em participar do evento. (Graziela May Pereira/Divulgação Alesc)
Semana Juventude
Dispõe sobre a Semana Estadual da Juventude e Cultura, a ser realizada, anualmente, nos últimos sete dias do mês de setembro, integrando o Calendário de Eventos Oficiais do Estado de Santa Catarina
Partido Jovem do Planalto (PJP)
E. E. B. Adolfo José Martins – Bom Jardim da Serra
Inclusão
Incluir como disciplina curricular as diferentes formas de comunicação para deficientes, oportunizando o acesso a todas as diferentes formas de comunicação e promovendo a possibilidade do diálogo.
Partido da Juventude Comunicação Inclusiva Curricular (PJCIC)
E.E.B. Professora Irene Stonoga - Chapecó
Incentivo
Dispõe sobre espécie de incentivo à cultura mediante doações de pessoas jurídicas sediadas no Estado, de valores devidos de ICMS, a projetos de origem das escolas públicas que poderão formatar até dois projetos por ano.
Movimento Cultural Jovem (MCJ)
E.E.B. Bartolomeu Silva - Canelinha
Idoso
Dispõe sobre a obrigatoriedade de projetos sociais com interação Jovem/Idoso nas escolas da rede pública estadual como troca de experiências, visando à integração entre os educandos e a terceira idade, incluindo visitas.
Partido Amigos dos Idosos (PAI)
E.E.B. Santa Cruz – Canoinhas
Incentivo Rural
Dispõe sobre a criação de Programa de Incentivo ao Jovem Rural, propiciando sua permanência na agricultura através da garantia de ingresso no ensino superior a distância. A finalidade é elevar a qualidade de vida.
Partido da Juventude Rural Inclusiva (PRJI)
E.E.B.Prefeito Silvio Santos - Ouro
Lazer
Criar mais acessibilidade para os jovens deficientes, tanto no campo do lazer, como no esporte, além de buscar incentivos para a prática. As modalidades esportivas vão das mais tradicionais às artes marciais.
Partido Jovem Criador do Futuro (PJCF)
E.E.B. Presidente Medici – Joinville
Calendário
Dispõe sobre o calendário escolar da rede estadual de ensino. A proposta consiste em iniciar as aulas somente após o carnaval, com um ano letivo de 800 horas ou 200 dias letivos. Em 2010, dois minutos a mais por aula bastam.
Partido Jovem pela Justiça Social (PJPS)
Centro Educacional Crandon – Balneário Piçarras
Trânsito
Acrescenta a disciplina “Trânsito e Cidadania” nas séries de ensino médio com o objetivo de trabalhar temas como legislação, segurança e educação para o trânsito. A proposta pretende diminuir os acidentes através de educação e consciência.
Partido Solução Jovem (PSJ)
E.E.B. Rubens de Arruda Ramos – Criciúma