Projeto Sangue Total, inédito no país, é reverenciado no Parlamento
O inédito projeto Sangue Total, implantado há um ano pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, foi reverenciado pelo Parlamento na tarde desta terça-feira ( 11).
A homenagem, proposta pelo deputado estadual Carlos Humberto (PL) concedeu moção de aplauso ao Ten.Cel. BM George de Vargas Ferreira, Comandante do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Modelo inédito
Como informou o deputado, o Projeto Sangue Total viabiliza o transporte de bolsas de sangue em operações aeromédicas. “Uma iniciativa exitosa que Santa Catarina exporta para o resto do país. Estamos felizes em propor essa homenagem e fazemos votos para que este projeto se fortaleça cada vez mais, já que por sua agilidade, salva vidas dos catarinenses”, avaliou o parlamentar.
Homenageado em nome do projeto, o comandante Ten.Cel. BM George de Vargas Ferreira contou que essa experiência foi importada do exterior e está sendo bem sucedida.
“ Agiliza o trabalho e salva vidas. Até o momento de 22 pessoas que foram atendidas pelo Sangue Total, 18 foram salvas pela celeridade do atendimento”, informou.
O serviço é uma iniciativa conjunta do BOA, do Samu, Hemosc e Secretaria de Estado da Saúde. A cerimônia foi realizada na Sala de Imprensa da Alesc, com a participação de diversos integrantes das organizações envolvidas no projeto.
Projeto Sangue Total
O projeto “ Sangue total” utiliza toda a bolsa de sangue coletada do doador, antes de ser submetida ao fracionamento. Apresenta todos os componentes sanguíneos, tendo aproximadamente 450 ml de sangue.
Agência AL