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15/09/2014 - 17h06min

Projeto-piloto transforma escola de SC em miniusina de energia solar

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EEB Roberto Schütz, em Rancho Queimado, é a primeira escola pública do país a ser abastecida com energia solar. FOTO: Juliana Stadnik/Agência AL

A utilização de energia renovável e sustentável já é uma realidade na Escola de Ensino Básico (EEB) Roberto Schütz, no distrito de Taquaras, interior de Rancho Queimado, município da Grande Florianópolis. No colégio, placas fotovoltaicas instaladas no telhado captam a luz do sol e a transformam em eletricidade. Além de atender a demanda, a energia é colocada na rede de distribuição e vendida para a Celesc, transformando a escola numa miniusina.

A transformação do colégio no primeiro estabelecimento público de ensino no país a funcionar com energia solar faz parte do Projeto REGSA (Promoting Renewable Electricity Generation in South America), desenvolvido por quatro universidades (Hamburgo, na Alemanha; Unisul de Santa Catarina; do Chile e Católica da Bolívia) para a promoção das fontes de energia renováveis na América do Sul. A iniciativa é financiada com recursos de um programa temático dedicado ao meio ambiente desenvolvido pela União Europeia.

“Nosso desafio principal foi fazer um módulo piloto, que encontrasse uma solução para o uso de energias renováveis, preferencialmente na área rural e que tivesse impacto social”, explica o professor da Unisul José Baltazar de Andrade Guerra, diretor do Projeto REGSA.

Preparativos
A EEB Roberto Schütz foi convidada a participar do projeto-piloto em 2012. No ano seguinte, foi preparada para funcionar com energia solar. Para isso, foram instaladas 27 placas fotovoltaicas, responsáveis pela captação da luz do sol. A miniusina, inaugurada em novembro de 2013, abastece quatro salas de aula e a biblioteca.

As salas de aula passaram por trabalho de eficiência energética. Para isso, receberam nova pintura e luminárias mais econômicas e eficientes com o objetivo de melhorar o conforto visual dos estudantes. Segundo o diretor do REGSA, as condições visuais melhoraram em até 300%.

A comunidade escolar também foi preparada. Os coordenadores do projeto vieram à escola para mostrar como a proposta seria implantada. Os alunos participaram de palestras sobre o assunto e desenvolveram uma série de trabalhos escolares, como maquetes e cartazes, a respeito do tema.

“Nossa escola já vinha fazendo um trabalho ligado à sustentabilidade e o Projeto REGSA veio a complementar esse trabalho”, conta a diretora da EEB Roberto Schütz, Cristiane Hamm. “A curiosidade foi bastante grande e os alunos perguntavam como funcionava, a comunidade ficou interessada pelo assunto. Todos perceberam que isso representava uma grande melhoria para a escola e para a comunidade, pois ela valoriza a nossa escola e, ao mesmo tempo, contribui para a melhoria do planeta”.

Aluno da 8ª série, Ruan Veroneze Xavier, 13 anos, presenciou a chegada da energia solar na escola. “É um projeto que veio em boa hora. Foi bom porque a escola economiza com a energia e, ao mesmo tempo, usa a energia solar que é sustentável, que é de graça”, comenta o estudante, que aponta outra importante vantagem dessa fonte de eletricidade, na comparação com as usinas hidrelétricas. “Evita a abertura de novas barragens, evita que haja inundações e que famílias percam suas terras por causa disso”.

Natália Heiz, 14 anos, aluna do 8º ano, fez várias pesquisas na internet sobre o assunto. Além de dar um exemplo de sustentabilidade, a EEB Roberto Schütz transformou-se depois da instalação da miniusina. “A escola ficou mais bonita, mais clara, as salas de aula ficaram melhores”, diz.

Certificação
Conforme o professor José Baltazar Guerra, o projeto será concluído com a instalação do sistema de aquecimento da água com o uso da energia solar. Com isso, a EEB será certificada como escola solar, transformando-se em um modelo de melhores práticas energéticas para outras escolas do Brasil e da América do Sul. “A certificação demonstra que a escola adota uma energia renovável e que é um exemplo a ser seguido na área de responsabilidade socioambiental”, afirma Guerra.

A miniusina da escola produz em média 732 kWh/mês, o que evita a emissão de mais de 2 toneladas de gás carbônico por ano na atmosfera. Além de colaborar para a preservação do meio ambiente, a escola colabora com o fornecimento de energia para a comunidade. Como não há meios de armazenar a eletricidade, nos fins de semana e nas férias escolares, a energia é disponibilizada na rede da Celesc.

Na TVAL
O Projeto REGSA e a EEB Roberto Schütz são temas do Programa Atitude, exibido pela TVAL, nesta semana. O programa vai ao ar nesta segunda-feira (15), a partir das 18h50, com reprises em horários alternativos. Mais informações no site da TVAL.

Marcelo Espinoza
Agência AL

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