Projeto Golfinho dos Bombeiros Militares recebe moção de aplauso
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL
O projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi homenageado, na tarde desta quarta-feira (16), pela Assembleia Legislativa (Alesc) com moção de aplauso aprovada pelos 40 parlamentares. O ato foi uma iniciativa do deputado Volnei Weber (MDB), com objetivo de homenagear a instituição pela iniciativa em promover o projeto que, somente nesta temporada, beneficiou mais de 6, 2 mil crianças de 7 a 11 anos de idade em diversos municípios.
O deputado Volnei explicou que a iniciativa busca destacar pessoas e a instituição que promovem projetos que mudam a vida das pessoas. “Nós legisladores temos que valorizar o trabalho daqueles que têm responsabilidade e compromisso de preservar e salvar vidas. O Corpo de Bombeiros Militar vem fazendo isso com maestria e levando conhecimento às crianças, por isso merecem a moção.”
Ele destacou que o projeto Golfinho foi criado em 1998 e é voltado para crianças com duração total de 10 horas, gratuitamente, durante todo o ano em diversas cidades catarinenses e também para prevenção em praias, durante a Operação Veraneio, entre os meses de dezembro e março. “Através de brincadeiras e jogos coletivos, as crianças aprendem sobre os cuidados com o mar, piscinas, lagos e rios, como, por exemplo, o local apropriado para banho e as cores das bandeiras na beira da praia.”
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Marcos Aurélio Barcelos, salientou que é uma honra para a corporação receber a homenagem do Parlamento, principalmente por ser uma iniciativa do deputado Volnei Weber. “Temos uma história em conjunto na região Sul do estado, de integração entre os poderes e as instituições. Para nós, é uma imensa alegria que este projeto seja reconhecido.” O comandante salientou que o programa foi uma iniciativa do então capitão, hoje deputado Coronel Mocellin (Republicanos).
As crianças formadas pelo projeto são chamadas de golfinhos e, por seu intermédio, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina promove a conscientização coletiva e um ato de cidadania, uma vez que entende que cada criança formada compartilha seu conhecimento com familiares e amigos, gerando assim um grande impacto no comportamento de toda a comunidade nos locais que envolvem água.
Durante a solenidade, a estudante Maria Clara Molgaro Thieman, 10 anos, que concluiu o curso neste ano, aproveitou para entregar um desenho de sua autoria ao coronel Marcos Aurélio Barcelos, homenageando o Projeto Golfinho. “Aprendemos sobre as bandeiras, como se cuidar no mar e prestar atenção se tem ou não guarda-vidas perto, além de preservar o meio ambiente. Acho muito importante o curso para prevenir e não causar afogamentos. Agora me sinto mais segura em ir à praia.” Ela diz que repassou os ensinamentos aos seus colegas de escola.
Para participar do Projeto Golfinho é necessário procurar um posto de guarda-vidas ou quartel de qualquer cidade catarinense. É fundamental a presença de um responsável no momento da inscrição.