Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/11/2017 - 15h48min

Proibição de pulverização aérea e 500 anos da reforma protestante em debate

Imprimir Enviar

O anúncio de protocolo de projeto de lei proibindo a pulverização aérea e os 500 anos da reforma protestante monopolizaram os debates na sessão desta quarta-feira (1). “A pulverização aérea é extremamente prejudicial à sociedade e ao meio ambiente, Segundo dados de comissão da Câmara dos Deputados, 70% do agrotóxico aplicado por aviões não atinge o alvo, mas o entorno”, justificou Cesar Valduga (PCdoB), autor do projeto que prevê a proibição.

De acordo com o deputado, a proibição da pulverização minimizará o impacto do uso de agrotóxicos entre mamíferos, insetos, aves e peixes. “Em nenhum lugar do mundo se utiliza tanto veneno na agricultura quanto no Brasil, os produtores de maçãs alugam colmeias para a polinização, encarecendo o custo final da safra."

Já o deputado Darci de Matos (PSD) destacou a passagem dos 500 anos da reforma protestante, celebrados em 31 de outubro.

“A entrada dos luteranos em Santa Catarina muito significou no desenvolvimento econômico do estado, com técnicas, metodologias, empreendedorismo e o pragmatismo”, pontuou o líder do governo.

Darci lembrou que os luteranos construíram escolas e hospitais ao lado das igrejas e foram fundamentais na separação entre a igreja e o estado. “A igreja protestante prega a prosperidade, todos os países luteranos são riquíssimos”.

Milton Hobus (PSD) seguiu Darci. “Chegavam, se organizavam em comunidades, primeiro construíam a igreja, depois a escola, o hospital e o salão de encontros, ajudaram a desenvolver a vida comunitária em Santa Catarina”, afirmou.

Jean Kuhlmann (PSD) concordou com os colegas. ”Não conseguimos ver uma igreja sem algo que cuide da saúde ou da educação, a igreja luterana tem muito isso.”

Ismael dos Santos (PSD) ressaltou a ruptura protagonizada por Lutero. “Foi um divisor de águas, foi ele que trouxe para o mundo ocidental as escolas mistas, mais do que isso, a bíblia sendo traduzida para a linguagem nativa."

Álcool e direção
Ismael dos Santos apresentou na tribuna um relatório da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas sobre a associação do álcool e direção. Conforme a pesquisa, de 2013 a 2016 foram ajuizadas 25.557 ações judiciais e condenados 2.061 motoristas por dirigirem embriagados.

Além disso, o deputado ressaltou que as forças de segurança dispõem de apenas 211 bafômetros. “167 municípios não têm o equipamento”, criticou Ismael.

Insegurança em Balneário Piçarras
Dirceu Dresch (PT) apelou à Secretaria de Segurança Pública para que amplie o efetivo e dê condições materiais para a polícia militar de Balneário Piçarras.

“O problema é seríssimo, sem gente para trabalhar, um carro e sede caindo os pedaços e sem condições de apurar crimes na cidade, 96% dos crimes não estão sendo apurados, apelo para reforço no efetivo e  instalação de um pelotão de patrulhamento tático”, afirmou o representante de Saudades.

País de luto
Segundo Dirceu Dresch, o país está de luto.

"Sexta-feira (27) aconteceu um fato marcante, a entrega da primeira parte, e a preço de banana, do nosso pré-sal, essa riqueza, só não foi entregue a Amazônia porque houve uma reação”, garantiu Dresch, acrescentando que empresas públicas de Santa Catarina estão no pacote de privatizações do governo federal.

Novembro Azul
Mário Marcondes (PSDB) destacou o inicio da campanha “Novembro Azul”, para alertar acerca da importância da prevenção ao câncer de próstata. “O diagnóstico precoce é fundamental para redução dos riscos de mortalidade, cerca de 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnósticos seja precoce”, insistiu Marcondes.

Neodi Saretta (PT) também abordou o assunto. “A cada 36 minutos um homem é vítima do câncer de próstata no Brasil, vamos aproveitar para fazer ações de conscientização e alertas sobre a importância dos exames preventivos”, declarou Saretta.

Aposentadoria dos policiais civis
Maurício Eskudlark (PSD) criticou novamente a atuação do Iprev e da Procuradoria-Geral do Estado no caso das aposentadorias dos policiais civis.

“O corpo técnico do Iprev tem agido com rigor excessivo, quando chega o momento da aposentadoria o policial tem o pedido negado. O governo tem silenciado e a Procuradoria tem batido de frente, hoje há uma liminar suspendendo temporariamente as aposentadorias”, relatou Eskudlark.

“Tira da pista que está matando pessoas”
Manoel Mota (PMDB) fez um apelo ao Deinfra para que retire das pistas das rodovias estaduais os redutores de velocidades de concreto, atualmente desativados.

“Os redutores de velocidade nas SCs ajudaram muito, mas de repente passaram a ser desativados e agora estão matando pessoas, como uma advogada de Criciúma, vinha da praia e bateu no redutor, bateu e morreu. Como ela, vários já morreram, queria fazer um apelo ao Deinfra, tira da pista que está matando pessoas, na nossa região é a quinta morte. Enquanto os redutores não saírem da pista, virei toda semana na tribuna”, prometeu Mota.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar