Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/03/2016 - 13h11min

Programa Reviver 3 pretende ampliar credenciamento de comunidades terapêuticas

Imprimir Enviar
O evento praticamente lotou o Auditório Antonieta de Barros

A terceira etapa do Programa Rede Estadual de Atenção a Dependentes Químicos (Reviver) foi lançada na manhã desta terça-feira (29), em cerimônia realizada no Auditório Antonieta de Barros do Palácio Barriga Verde. A iniciativa é resultado de uma parceria da Comissão de Prevenção e de Combate às Drogas da Assembleia Legislativa com o governo estadual.

Criado em 2014, o projeto possibilita o credenciamento de comunidades terapêuticas voltadas à recuperação de dependentes químicos junto ao governo. Em contrapartida, as entidades recebem a ajuda financeira e suporte técnico do Estado. As ações são desenvolvidas com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

De acordo com o secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Geraldo Althoff, o governo estima investir cerca de R$ 10 milhões na terceira edição do Reviver. "A continuidade do programa se dá porque ele foi exitoso nos dois anos anteriores. A finalidade maior é recuperar pessoas que eventualmente estejam num caminho não adequado, estar junto com esses cidadãos fragilizados", destacou.

Os resultados alcançados nas duas etapas do programa foram ressaltados pelo presidente da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas, deputado Ismael dos Santos (PSD), um dos idealizadores do Reviver. "Avançamos bastante na capacitação dos profissionais que atendem os dependentes químicos. O dado mais precioso desse projeto é que tivemos 7 mil acolhimentos em 2015."

Uma das metas dessa nova fase, conforme o parlamentar, é ampliar o número de comunidades terapêuticas credenciadas ao programa. "Das 150 comunidades existentes em Santa Catarina, 82 estão credenciadas. Nossa expectativa é chegar a 100 para atender pelo menos mil vagas patrocinadas pelo governo", disse.

Por meio do Reviver, o governo estadual financia o tratamento de dependentes químicos internados nas comunidades terapêuticas. São destinados R$ 1 mil por pessoa, no limite de 10 vagas por instituição. Na opinião do presidente do Centro de Recuperação Nova Esperança (Cerene), Marcos Mey, o programa representa auxílio às famílias dos acolhidos e uma garantia para as comunidades terapêuticas. "É um alívio no sofrimento dessas famílias que nos procuram. Muitas delas não têm condições de manter a pessoa dentro  do centro de recuperação e nós, por outro lado, temos nossos custos." O Cerene acolhe 200 dependentes químicos nos municípios catarinenses de Palhoça, Blumenau, Ituporanga e São Bento do Sul.

Outro desafio do Programa Reviver, na avaliação de Ismael, é aumentar a permanência dos assistidos nas comunidades terapêuticas. "O tratamento dura de seis a nove meses na maioria das comunidades. Percebemos que quanto mais dias ficam os acolhidos, maior é a probabilidade de reabilitação. Hoje, 65% daqueles que permanecem durante todo o período de tratamento se recuperam", comentou o parlamentar.

A principal novidade da terceira etapa do Reviver é a implantação do sistema biométrico de identificação dos assistidos nas comunidades terapêuticas. "Deve ter em todas a partir de julho. O sistema permitirá a comprovação da presença do assistido. Hoje, por exemplo, funciona com o CPF. É uma forma de darmos mais credibilidade e transparência em relação ao uso do recurso público", salientou o presidente da Comissão de Prevenção e de Combate às Drogas da Alesc.

A solenidade de lançamento do Reviver 3 contou com a presença do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), da deputada Luciane Carminatti (PT), do presidente da Fapesc, Sergio Luiz Gargioni; do presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), Ildo Rosa; e da coordenadora geral do programa, Maria de Lourdes de Souza.

Mais informações no portal do Programa Reviver www.reviver.repensul.com.br


(Com informações de Claudia Alves, da TVAL, e Marcelo Espinoza, da Agência AL)

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar