Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/03/2013 - 13h09min

Programa nacional de alfabetização é lançado na Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar
Evento reuniu autoridades e educadores. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

A Assembleia Legislativa foi palco, na noite desta quarta-feira (6), do lançamento do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a região metropolitana da capital catarinense. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) da Grande Florianópolis, com a presença dos profissionais envolvidos com o projeto. O secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinning, foi representado pelo diretor-geral da SDR, Flávio Bernandes.

O PNAIC foi lançado pelo governo federal em novembro do ano passado. Seu objetivo é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Ainda em novembro, Santa Catarina aderiu ao projeto.

Nos 13 municípios que compõem a SDR da Grande Florianópolis, 380 professores serão capacitados por 15 orientadores que passaram por treinamento feito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Após a capacitação, os professores vão atender, em média, 3 mil crianças com até 8 anos de idade, que formam o público-alvo do programa. Em todo o estado, 2,5 mil professores participarão do processo, beneficiando aproximadamente 75 mil alunos em 800 escolas da rede pública estadual.

O programa prevê a entrega de materiais didáticos específicos para alfabetização como: livros didáticos, dicionários de língua portuguesa, jogos pedagógicos, obras de referência, de literatura e de pesquisa, obras de apoio pedagógico aos professores e tecnologias educacionais de apoio à alfabetização.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar