Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/10/2024 - 08h25min

Programa Estágio-Visita recepciona 80 universitários de todas as regiões do estado

Imprimir Enviar
O Programa Estágio-Visita está na 8ª edição.
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

"A  minha expectativa é a melhor possível, principalmente, porque quero acompanhar a rotina das comissões como a de Constituição e Justiça e a de Finanças”,  declarou Marcos Vinicius Padilha de Morais, aluno do Curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), de Lages, da Serra. Marcos é um dos 80 jovens universitários de todas as regiões do Estado que participam desde segunda-feira (14) da 8ª edição do Programa Estágio-Visita, mais uma ação liderada pelo Parlamento que busca aproximar a Assembleia Legislativa dos catarinenses.

Promovido pela Escola Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, o Estágio-Visita prevê quatro dias de imersão visando apresentar, efetivamente, o trabalho do Poder Legislativo e o funcionamento da democracia para os jovens. 

Dois mil estudantes
Como observa a diretora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler, o programa  é um dos tripés promovido pelo Núcleo de Educação à  Democracia da instituição.  “Além do Estágio-Visita, integram esse tripé os projetos Vereadores Mirins, que é voltado para alunos do Ensino Fundamental, e o Parlamento Jovem destinado para os estudantes do Ensino Médio”, destaca, informando que neste ano, cerca de dois mil estudantes catarinenses participaram das três iniciativas. 

Marlene Fengler enfatizou a importância do Estágio–Visita para a formação dos jovens universitários. “É uma ação que visa o fortalecimento da democracia e da cidadania”,  avaliou. 

Replicar a ação
Na segunda-feira (14), além da solenidade de recepção, os 80 jovens participaram da palestra sobre os 35 anos Constituição Estadual de Santa Catarina, com o professor de Direito e mestre em Sociologia Política, Roberto Wohlke. 

Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas  ( Abel), o advogado Roberto Eduardo Lamari, ressaltou que a entidade pretende replicar essa ação da Escola do Legislativo catarinense para outras Casas Legislativas do país. “ Queremos que esse programa inovador seja replicado em outras assembleias e nos poderes legislativos municipais”, avaliou.  Para ele, é uma ação que possibilita que os jovens despertem para a importância de sua participação na política.  

Até a próxima quinta-feira (17), os 80 universitários vão conhecer como funciona a democracia dentro do Poder Legislativo. Entre as atividades desenvolvidas pelos parlamentares, os universitários acompanharão sessões ordinárias e reuniões das comissões permanentes, além de participar de oficinas e palestras.

Para o estudante de Direito de Lages, Marcos Vinicius, que sonha em trabalhar na política, o primeiro passo é justamente buscar o conhecimento. “ Por isso, é uma oportunidade única estar aqui no Parlamento e conhecer sua rotina e as atividades desenvolvidas”, concluiu.

No final do evento, eles participam de uma oficina com o objetivo de formularem projetos que posteriormente poderão ser apresentados pelos parlamentares. Na edição anterior, os participantes deixaram como sugestão cinco projetos de lei, que tramitam na Alesc.

Valquíria Guimarães
Agência AL

Voltar