Programa Antonieta de Barros serve de inspiração para estágios no TJSC
Ao completar 10 anos de atuação na Assembleia Legislativa, o Programa Antonieta de Barros (PAB) vai servir de inspiração para oferta de vagas de estágio no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) para estudantes em situação de vulnerabilidade social. A intenção do TJ é firmar um acordo de cooperação com o Parlamento para estender a iniciativa para o órgão judiciário em março de 2015, conforme acordado em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (4), no âmbito da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Além do Tribunal de Justiça, há intenção de criar uma rede entre os órgãos públicos estaduais para que mais oportunidades sejam oferecidas, inspiradas no Programa Antonieta de Barros, conforme afirmou Alexandre Karasawa Takashima, juiz corregedor do TJSC.
“Analisando o PAB aqui na Assembleia Legislativa nós percebemos que há diferencial. Não é só a abertura de um posto de estágio, mas um investimento nesse estagiário, com a discussão de valores, de protagonismo social, questões de gênero e racial. Nós percebemos que o estágio pode fazer a diferença com esses jovens em situação de vulnerabilidade e talvez de adolescentes em conflito com a lei”, planeja Takashima.
“Estamos pensando em fazer uma articulação de várias instituições governamentais para que efetivamente haja mais do que falas e diálogos, para mostrar exemplos práticos. Como o PAB demonstra que pode fazer a diferença com esses jovens”, acrescentou o juiz. Entre os órgãos estariam o Ministério Público, Tribunal de Contas e o Governo do Estado.
O deputado Serafim Venzon (PSDB) agradeceu a intenção do TJ e afirmou que a parceria será concretizada com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Presidência da Casa e de todos os 40 deputados.
“Estamos iniciando hoje uma grande parceria. Vamos fazer um grande convênio, para buscar uma solução para um grande problema social. Esse convênio que se inicia hoje representa uma vontade de ajudar a mudar uma realidade social, com a geração de oportunidades”, destacou o deputado, que preside a comissão.
Rádio AL