Programa Antonieta de Barros lança cronograma de atividades para 2014
O Programa Antonieta de Barros (PAB) da Assembleia Legislativa lançou na tarde desta quarta-feira (12) o cronograma de atividades para 2014, quando completa 10 anos. O calendário representa, conforme Marilu Lima de Oliveira, coordenadora de Estágios Especiais da Assembleia Legislativa, a visibilidade almejada pelo programa para a elaboração de políticas públicas de ações afirmativas voltadas aos jovens de comunidades periféricas que participam do PAB. “Tornar visíveis os movimentos sociais que contribuem com a luta contra a discriminação, contra os preconceitos, é, também, objetivo dessas atividades”, completa Marilu.
Ao longo do ano, mais de dez eventos estão programados para tratar dos problemas e interesses da comunidade negra catarinense. Colóquios, seminários, audiência pública, sessão especial em comemoração aos dez anos e o lançamento de uma revista para divulgar as ações do Programa Antonieta de Barros estão previstos.
Na opinião de Jéssica Cardoso, aluna do curso de Serviço Social e militante da União de Negros pela Igualdade (Unegro), os eventos programados para o ano de comemoração do PAB dão oportunidade à criação de políticas públicas de proteção aos jovens e incentivo aos estudos. “Durante o estágio no PAB, o jovem percebe a importância de continuar os estudos e ser protagonista de sua própria história”.
Giriel da Cunha, estagiário da Rádio AL por meio do Programa Antonieta de Barros, revela que o programa ajudou de forma significativa sua continuação nos estudos, sua socialização no mercado de trabalho e contribuiu com a renda familiar. “O Programa Antonieta de Barros merece todo o apoio do Parlamento e eu agradeço por fazer parte dele”.
Agência AL