Programa Alesc Sustentável promove nova agenda ambiental no Parlamento
Na nova agenda ambiental do Parlamento promovida pelo Programa Alesc Sustentável, cerca de 100 funcionários dos serviços gerais da Casa receberam formação e orientações ampliadas a respeito da gestão de resíduos sólidos. A iniciativa foi do deputado Marquito (Psol), coordenador do Programa Alesc Sustentável e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente. O parlamentar destacou que essa ação é mais uma etapa do Programa Alesc Sustentável.
“Estamos na busca pelo Alesc sem Lixo. Por isso, reunimos as pessoas envolvidas diretamente com a gestão dos resíduos sólidos para conversar a respeito de metodologia para separar o lixo seco, orgânico e os rejeitos. Cada um tem um destino certo”, observou Marquito.
Programa Alesc Sustentável
O Programa Alesc Sustentável, que foi lançado no ano de 2021, atualmente passa por uma reformulação, visando desenvolver novas iniciativas no âmbito do Parlamento catarinense para a preservação ambiental.
Além da manutenção das metas estipuladas em ações como o reaproveitamento da água da chuva, a geração de energia solar e a coleta seletiva de resíduos sólidos, a nova agenda do programa prevê a realização de debates com especialistas da área e o plantio de árvores.
Esta última ação, inclusive, já aconteceu em Joinville, no início de Junho, marcando a agenda do mês de conscientização e defesa do Meio Ambiente.
Na ocasião, deputados e deputadas plantaram algumas árvores. Essa iniciativa, observa Marquito, será intensificada até o final do ano, quando o parlamentar vai coordenar a formação de todo um bosque, em parceria com agricultores familiares.
Agência AL