Programa Alesc Sustentável promove cine-debate sobre questões ambientais
FOTO: Agência AL
No dia 17 de dezembro, a partir das 15 horas, o Programa Alesc Sustentável realizará evento de encerramento do ano, com mostra de filmes e discussões sobre experiências socioambientais. A programação ocorre no Auditório Antonieta de Barros, localizado no Palácio Barriga Verde.
O evento é aberto ao público e o objetivo é instigar o debate acerca da importância da natureza e da conscientização ecológica. A programação contará com a exibição de filmes, discussão com convidados envolvidos na área, como Defesa Civil, Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e Organizações Não Governamentais (ONGs). Também será oferecido coquetel aos participantes.
Confira a programação:
Horário: 15 horas
Filme: Ser Sustentável - 46 min
Sinopse: O que é ser agroecológico? O conceito é amplo e envolve questões sociais, ambientais, culturais e econômicas, que definem o que é considerado orgânico, justo e sustentável. Este documentário apresenta iniciativas e histórias de pessoas, famílias, organizações e movimentos sociais em todas as regiões de Santa Catarina. Ao colocar o foco na agricultura familiar e agroecológica, provoca-se a discussão sobre alimentação, saúde, sustentabilidade, educação e justiça social.
Debate: Sustentabilidade e Cultura Regenerativa, com convidados da Defesa Civil e Kadidja Orofino.
Horário: 16h15
Filme: Colapso Anunciado - 38m
Sinopse: Curta que mostra o episódio do rompimento da barragem da Lagoa da Conceição. Realizado com a ajuda de moradores da ilha logo após o ocorrido. O objetivo inicial foi ajudar com uma ação civil pública promovida por pesquisadores da UFSC.
Debate: Saneamento em Florianópolis, com convidados da ONG Costa Legal, Ecoando Sustentabilidade e Casan.
O programa
O Alesc Sustentável foi lançado em 2021, visando desenvolver iniciativas como o reaproveitamento da água da chuva, geração de energia solar e coleta seletiva de resíduos sólidos nas dependências do Poder Legislativo.
Uma das ações desenvolvidas neste ano foi o plantio de mudas de árvores nas cidades onde foram realizadas as edições do Programa Alesc Itinerante. O objetivo foi neutralizar o carbono emitido com o deslocamento dos parlamentares para a participação no programa.
(Com a colaboração de Cíntia de Oliveira)