Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/10/2015 - 17h02min

Programa Alesc Inclusiva recebe novos estagiários

Imprimir Enviar
Novos estagiários foram recepcionados nesta quarta (28) no gabinete da Presidência.

Há dois anos promovendo a inclusão social por meio do Alesc  Inclusiva, a Assembleia Legislativa recebeu na tarde desta quarta-feira (28) os novos estagiários do programa. O grupo de oito estudantes foi recebido no gabinete da Presidência pelos deputados Gelson Merisio (PSD), presidente da Alesc, e José Nei Ascari (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ao desejar boas vindas aos estagiários, Merisio agradeceu a contribuição que trazem ao Legislativo e desejou que aproveitem ao máximo a experiência na Casa.

Ao considerar o projeto de extrema relevância, tanto para os servidores como para os estagiários, devido à troca de conhecimento, José Nei Ascari acredita que o Programa Alesc Inclusiva vem gerando uma série de outras ações em outros locais. "Além de promover a inclusão, o projeto alavanca o profissional para o mercado de trabalho com mais expectativas e sucesso", revela. 

Divididos entre estudantes com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, autistas ou pessoas com deficiências múltiplas, os selecionados preencheram os requisitos da vaga, entre eles a apresentação do laudo com o diagnostico e descrição da deficiência emitidos por médico ou psicólogo.  A seleção dos estagiários é feita por uma comissão, composta por membros da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa e entidades públicas e privadas que atuam no atendimento à pessoa com deficiência, com participação do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). Os estagiários deverão cumprir uma jornada de quatro horas diárias e receberão uma remuneração sob forma de bolsa trabalho, no valor de R$ 950 reais para estudantes do ensino superior e R$ 650 para ensino médio.

Entre os novos estagiários, o estudante de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Fernando Bahia salienta a satisfação de participar de um programa que enxerga o indivíduo não em suas deficiências, mas na sua capacidade de superar as dificuldades. "Além de aprender estaremos ensinando as pessoas como ser mais humano", frisou. 

Criado por um Projeto de Resolução aprovado em 2013, o Programa Alesc Inclusiva oferece vagas de estágio para pessoas com qualquer tipo de deficiência que estejam cursando ensino médio ou superior. De acordo com a Comissão Interinstitucional, que organiza o estágio, além da inclusão social, a iniciativa contribuir para inclusão no mercado de trabalho, ampliando as oportunidades.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar