Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/04/2013 - 13h21min

Professores da rede pública estadual receberão capacitação em informática

Imprimir Enviar

A Secretaria da Educação informa que a partir do começo de maio terá início a capacitação dos professores para o uso de tablets e lousas digitais nas salas de aulas da rede pública estadual. Os cursos fazem parte do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) do governo federal e serão disponibilizados on line no portal do Ministério da Educação.

A iniciativa acontece após o início da distribuição de tablets de 7 polegadas para toda a rede de ensino médio no estado, em um total de 11.856 aparelhos. Destes, 7,9 mil irão para os docentes efetivos e o restante para os admitidos em caráter temporário (ACTs). A ação, incluída no Pacto pela Educação do governo estadual, também prevê a distribuição de 2.080 tablets de 10 polegadas e a mesma quantidade de lousas digitais, na proporção de uma para duas salas de aula.

De acordo com a gerente de Tecnologias Educacionais da Secretaria, Suzana Camargo, já está sendo finalizado o cadastramento dos professores beneficiados, juntamente com o desbloqueio e personalização do aparelho para cada usuário. Antes de utilizá-los, disse, os docentes devem passar por um curso de orientações sobre a forma de utilização do dispositivo e dos conteúdos nele inseridos. Entre eles, aplicativos de comunicação e interação, ferramentas de edição de imagens e vídeos, aulas digitais e publicações especializadas. “Ao final deste processo, que futuramente também deve ser estendido ao ensino fundamental, pretendemos transformar as salas de aulas em espaços potencializadores do processo de aprendizagem do aluno”, afirmou.

Mais dinamismo e interação
Para o professor Hermes Roberto Guedes da Fonseca, que ministra História no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, a inserção de conteúdos digitais nas escolas deve proporcionar mais dinamismo às aulas, intensificando ainda a interação com os alunos. “Não dá mais para deixar de lado estas tecnologias, que já estão inseridas em nossa sociedade e fazem parte do dia-a-dia das pessoas. Também a educação deve se modernizar, buscando caminhos diferentes para as demandas de professores e alunos”.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar