Professora aposentada e fundadora de grupo de corrida recebe moção de aplauso
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL
Na tarde desta terça-feira (30) a o parlamento catarinense concedeu moção de aplauso para a professora aposentada Eni Gris, fundadora do grupo Loucas e Loucos por Corridas. A proposição foi uma iniciativa do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que destacou em sua fala a história de superação da homenageada.
“Eni é o testemunho de vida dedicada a cuidar de si e todos ao ser redor, em sua trajetória desde professora até os dias de hoje, nos ensina que podemos superar tudo aquilo que nos é colocado com obstáculo, por isso hoje merece mais este reconhecimento por todos nós deputados e deputadas”.
Emocionada e de poucas palavras, Eni agradeceu a honraria diante de amigos e amigas. “São minha segunda família”, como ela define. Aos 73 anos, a professora é presença constante em provas de corrida por todo o país, como a maratona de São Silvestre, tendo conquistado mais de 480 medalhas e 235 troféus.
História
Tão logo se aposentou, Eni Gris apaixonou-se pela corrida, criando em 2012 um grupo de mulheres que carregavam a mesma paixão pelo esporte. Foi depois, então, que homens ingressaram no grupo, que passou a se chamar Loucas e Loucos por Corridas, que atualmente conta com 250 integrantes.
Em 2017, a professora aposentada foi diagnosticada com um câncer. No ano seguinte foi realizada uma cirurgia que a afastou das corridas, médicos chegaram a dizer que ela jamais voltaria a correr. Distante das conclusões dos profissionais e contrariando qualquer expectativa, seis meses depois Eni estava de volta às pistas, de onde não tem intenção de sair.
Com a colaboração de Paulo Corrêa