Procissão de Senhor dos Passos completa 253 anos neste fim de semana
Neste sábado (6) e domingo (7) acontece a Procissão do Senhor dos Passos em Florianópolis. A pedido do deputado João Amin (PP), representantes do tradicional evento estiveram na tribuna, durante a sessão plenária desta quarta-feira (3), para convidar a comunidade e o parlamento catarinense a participarem da celebração.
Neste ano a procissão completa 253 anos com um motivo especial para celebrar: será a primeira edição do evento após o título recebido em 2018, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Na sexta-feira (5) haverá uma cerimônia para a entrega do certificado.
“Isso significa que somos o terceiro patrimônio imaterial do Brasil. Então hoje, através do pedido do deputado João Amin, conseguimos esse espaço, que pra nós é uma honraria muito grande e o hospital está sempre à disposição de todos”, afirmou o provedor do Hospital de Caridade, Eduardo Dutra da Silva.
Para o coordenador da procissão, Valter Brasil Conel, o evento transcende os limites da cidade: “É uma tradição na nossa região, com muitos devotos. A procissão atrai um grande público, em torno de 60 mil pessoas, inclusive pessoas de outras religiões, então é um evento que marca muito não só Florianópolis, mas toda a região”.
Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL