Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/03/2024 - 16h22min

Problemas estruturais das escolas voltam a repercutir em Sessão Plenária

Imprimir Enviar
Deputado Marquito
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Problemas estruturais que há anos assolam os prédios das escolas estaduais, como banheiros fechados, ventiladores quebrados e falta de ar condicionado, voltaram a repercutir na Alesc, agora durante a sessão ordinária de terça-feira (5).

“Na última quinta-feira estive na Escola de Ensino Médio (EEM) Oscar Manoel da Conceição, no Rio Tavares, na capital, que atende cerca de 1,3 mil jovens e adultos. No segundo piso os banheiros estão fechados por falta de estrutura; os do piso térreo não têm portas e as pias estão fechadas; o ginásio não tem acesso à água; nenhuma das salas têm ar condicionado; e os ventiladores estão com problemas de funcionamento”, descreveu Marquito (Psol).

Segundo o deputado, alunos e professores relataram desmaios por causa do calor.

“É um grande ataque ao futuro do estado e dos jovens que vivem naquelas comunidades. Um estado que tem um PIB elevadíssimo e com alto desenvolvimento tratar dessa forma seus estudantes, não é certo”, avaliou o representante de Florianópolis, que pediu a ajuda do líder do PL, Marcius Machado.

Marcius aceitou o pedido do colega.

“Entendo a importância de trazer qualidade à educação, tem muita coisa boa acontecendo na Secretaria de Educação (SED), mas tem ajustes que se fazem necessários, vou levar para o governo, pode contar comigo deputado Marquito”, respondeu o representante de Lages.

Emerson Stein (MDB) concordou com os colegas, destacou as ações da SED, mas ponderou a necessidade de atender as demandas das comunidades escolares.

“Visitei uma escola em Vargem Bonita, foi construída em seis meses, dando qualidade para os alunos, mas essas questões de estrutura têm de ser resolvidas, a SED tem de dar a devolutiva para os deputados”, apoiou o ex-prefeito de Porto Belo.

SC fora do Pé-de-meia
Marquito lamentou que Santa Catarina não tenha aderido ao programa Pé-de-meia, do governo federal, cujo objetivo é complementar a renda de alunos carentes que frequentam o Ensino Médio

“Infelizmente o governo não aderiu ao Programa Pé-de-meia, espero que o governo reveja essa situação e em tempo dialogue de alguma forma com o governo federal para que a adesão seja realizada e os jovens, estudantes de baixa renda, consigam ter acesso ao programa, que é uma complementação de renda para alunos da rede pública”, apelou Marquito.

Vereador cassado
Marcius Machado considerou incongruente a cassação do vereador de Florianópolis, Maikon Costa, do Partido Liberal.

“Lastimável como o vereador foi tratado, como aconteceu a cassação, quero deixar minha solidariedade ao vereador do PL. A cassação foi incongruente, tenho certeza de que a Justiça vai reverter a decisão, já que o vereador estava afastado das ações legislativas”, apontou Machado.

Vindima em São Joaquim
Marcius Machado repercutiu a vindima (colheita manual da uva) que aconteceu em São Joaquim.

“A festa da vindima comemora o momento em que as uvas estão maduras, é a colheita das uvas na serra catarinense”, declarou Machado, que elogiou a produção vinífera da Serra Catarinense, com vinhos tintos, brancos e espumantes premiados nacional e internacionalmente.

Consignado pelo aplicativo
Matheus Cadorin (Novo) noticiou a aprovação, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de emenda de sua autoria a projeto de lei proposto por Emerson Stein, com o objetivo de disciplinar os empréstimos consignados.

De acordo com Cadorin, a emenda determina que tais empréstimos somente podem ser celebrados via aplicativo oficial do banco ou de forma presencial, evitando assim golpes como os praticados pelo WhatsApp.

Você Decide 2
Cadorin lançou na tribuna a segunda edição do Você Decide, programa instituído pelo gabinete do representante de Joinville para assegurar a participação popular na destinação dos recursos das emendas parlamentares impositivas.

“O cidadão já pagou o imposto e nada mais certo do que ele decida para onde vai o dinheiro”, justificou o deputado.

 

 

Vitor Santos
AGÊNCIA AL

Voltar