Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/02/2023 - 13h14min

Primeiro fórum parlamentar da nova legislatura vai apoiar o Governo Aberto

Imprimir Enviar
Fórum foi instalado em evento ocorrido na manhã desta quarta (15) no Plenarinho da Alesc
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Uma nova visão da Administração Pública com o propósito de unir atores do Estado e cidadãos para resolver de forma colaborativa problemas no âmbito dos serviços públicos. Essa forma moderna de pensar a gestão governamental faz parte do programa chamado Governo Aberto. Dentro dessa ideia, o cidadão é considerado prioridade para as políticas públicas, com ações e projetos voltados para o aumento da transparência, combate à corrupção, incentivo à participação social e inovação.

Com o objetivo de promover o apoio do Parlamento na implementação e fortalecimento desse modelo em Santa Catarina, foi instalada na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (15), o Fórum Parlamentar de Apoio ao Governo Aberto: Transparência, Participação e Inovação dos Serviços Públicos. Esse é o primeiro Fórum Parlamentar a ser instalado na atual legislatura.

A coordenação dos trabalhos será do deputado Napoleão Bernardes (PSD), que propôs a criação do grupo. Na opinião do parlamentar, o Governo Aberto investe na qualificação do serviço público e na consequente entrega de serviços melhores e mais eficientes aos cidadãos. Aproveitou ainda para agradecer a adesão dos demais deputados.

“Tivemos a participação de 23 dos 40 parlamentares já no início das tratativas para implantação desse fórum parlamentar. O nosso papel como deputados é muito importante, é fazer o ponto de interlocução entre todos os atores envolvidos na implementação do programa”, afirmou Bernardes.

Além dele, farão parte do fórum os deputados Matheus Cadorin (Novo), Jessé Lopes (PL), Volnei Weber (MDB), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Maurício Eskudlark (PL), Ivan Naatz (PL), Fernando Krelling (MDB), Delegado Egídio (PTB), Paulinha (Podemos), Rodrigo Minotto (PDT), Oscar Gutz (PL), Marquito (Psol), Pepê Collaço (PP), Lucas Neves (Podemos), Marcos Vieira (PSDB), Fabiano da Luz (PT), Jerry Comper (MDB), Tiago Zilli (MDB), Mario Motta (PSD), Marcos da Rosa (União), Camilo Martins (Podemos) e Altair Silva (PP).

Parceria
Outros parlamentares integrantes do fórum também deram destaque à participação do Legislativo no fortalecimento desse programa em Santa Catarina. Para o deputado Marquito, “o fórum inaugura um instrumento muito importante, que vai trazer contribuições para analisarmos de forma aberta ações importantes para o cidadão catarinense, inclusive àquelas ligadas à questão ambiental, segurança alimentar e nutricional, agricultura familiar, entre outros. Quero colaborar muito e terei uma participação ativa nesse fórum.”

O deputado Oscar Gutz reforçou a atribuição dos deputados estaduais de apoiarem ações em defesa da população. “Nós parlamentares temos que olhar com muito carinho para o povo de SC. Estamos juntos para fazer o melhor e o bem para a população”, disse.

Já o deputado Matheus Cadorin elogiou o programa ao focar na inovação e transparência no serviço público. “Entendo que a inovação traz desburocratização, desincha a máquina pública, desonera os serviços e facilita a vida do cidadão catarinense. Quando unimos transparência, participação e inovação, o resultado com certeza é positivo”.

Pioneirismo
Santa Catarina é o primeiro e único estado do Brasil a aderir ao Governo Aberto. Em 2020, sob a coordenação da Controladoria Geral do Estado, o modelo começou a ser estudado e projetado para a implementação na Administração Pública catarinense.

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar