Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/09/2013 - 23h54min

1º Festival Cultural e Literário em Campos Novos espera atrair 10 mil visitantes

Imprimir Enviar
Deputado Romildo Titon (PMDB) discursa durante a abertura do Flicam. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Com a expectativa de atrair 10 mil pessoas, teve início nesta quinta-feira (19) a primeira edição do Festival Literário e Cultural Camponovense (Flicam), em Campos Novos, no Planalto Sul catarinense. O evento foi aberto oficialmente à noite, com a palestra do jornalista e escritor Moacir Pereira, mas as atividades tiveram início logo pela manhã e se estenderam pela tarde, com oficinas, contação de histórias, exibições de filme e de peças teatrais, além da comercialização de livros a preços populares nos estandes montados no Clube Aqua Camponovense.

O festival é organizado pela Fundação Cultural Camponovense, com apoio da Prefeitura de Campos Novos, Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Serviço Social do Comércio (Sesc). O primeiro vice-presidente do Parlamento estadual, deputado Romildo Titon (PMDB), também apoia a iniciativa. As atividades são realizadas no Clube Aqua Camponovense e na Casa da Cultura. A programação completa pode ser conferida aqui.

De acordo com Eliamar Mayer, superintendente da fundação cultural, o objetivo é que o festival seja realizado anualmente, principalmente com foco no estímulo à leitura. “É um sonho realizado. A gente percebe que os estudantes respondem a esse incentivo à leitura, e no festival eles têm a possibilidade de comprar livros a preços populares”, afirmou.

O prefeito de Campos Novos, Nelson Cruz, ressaltou que, além da promoção da cultura, o festival possibilita que o município mostre seu potencial para todo a região. “Somos o maior produtor de grãos do estado, o celeiro de Santa Catarina, mas também temos força na parte de cultural e esse festival vai mostrar isso”, disse.

“É muito importante para Campos Novos e região esse encontro literário onde todos têm a oportunidade de conviver um pouco mais com a cultura”, resumiu o deputado Romildo Titon. Ele destacou também a necessidade da realização de eventos culturais em cidades de médio porte, como é o caso de Campos Novos. “Geralmente esses eventos ficam restritos às grandes cidades. Campos Novos está sendo uma das primeiras a realizar uma feira como essa”.

Comunicação na era digital
A palestra de abertura da Flicam coube ao jornalista e escritor Moacir Pereira, do Grupo RBS. Autor de quase 40 livros, ele elogiou a iniciativa da feira. “Fiquei muito feliz ao chegar aqui e ver um ambiente multicultural, com centenas de crianças e adolescentes saindo com livros nas mãos, assistido à contação de histórias, peças, apresentações musicais. É um momento marcante para Campos Novos”, destacou.

Durante a palestra, Pereira tratou do tema “O desafio da comunicação no mundo digital e a valorização da cultura regional”. O jornalista defendeu a valorização da cultura local e a utilização dos meios de comunicação digital para a difusão dessa cultura. “As cidades precisam primeiro valorizar sua cultura local, regional. Esse mundo digital oferece espaço para a divulgação dessa cultura para todo o mundo”, resumiu.

Atrações
O Flicam prossegue até o próximo domingo (22). Nesta sexta-feira (20), além de apresentações teatrais e contação de histórias, haverá um encontro com o escritor Luiz Carlos Amorim, às 11 horas; e a palestra com o médico Jairo Bouer, sobre o tema “Como educar jovens sobre sexo e drogas”, às 14h30 e às 19h30, no Clube Aqua Camponovense. Mais informações pelo telefone (49) 3541-1554.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Saiba Mais

Voltar