15/09/2009 - 17h40min
Presidente Lula assina decreto que institui Universidade Federal da Fronteira Sul
O ato de criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), marcado pela assinatura do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde de hoje (15), levou diversas autoridades dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná para Brasília. As aulas terão início em março de 2010 e os testes seletivos acontecerão ainda este ano. Mais de duas mil vagas serão oferecidas, boa parte delas destinadas a estudantes da rede pública.
A nomeação de um reitor temporário deverá ser feita nos próximos dias pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, conforme o deputado Jailson Lima (PT). Ele reforçou as ações do governo federal em prol da educação, como o aumento significativo no número de instituições de ensino técnico em todo o país, com a criação de mais 210 unidades até 2010. “Isto demonstra a importância que se dá para a educação. Lula é o presidente que está mudando o conceito da educação no país”, declarou.
Assim como Lula, que se formou torneiro mecânico pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o líder do PPS, deputado Professor Sérgio Grando, estudou em escola técnica. Ele informou que apresentará uma indicação para os governos federal, estadual e municipais, solicitando a criação de um instituto técnico na área náutica. “Os derivativos deste setor são muito grandes. As balsas que transportam passageiros nas praias do Paraná são produzidas em Barra do Sul e quase ninguém sabe disso. Também temos a produção de veleiros em Itajaí e agora em Biguaçu”, justificou.
De acordo com o líder do PT, deputado Décio Góes, a sugestão de Grando é a mesma do governo federal, que já previu a construção de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) para o setor. “Durante a reunião do fórum parlamentar interno do nosso partido, a senadora Ideli (Salvatti) comunicou que grandes investimentos nesta área, inclusive referentes ao pré-sal, deverão ser feitos em breve. Devemos aprovar uma moção de aplauso ao presidente pelas melhorias na educação”, disse.
UFFS
A universidade oferecerá 2.160 vagas, nos municípios de Chapecó (SC), Cerro Largo e Erechim (RS) e Laranjeiras do Sul e Realeza (PR). O processo seletivo será feito por intermédio das provas do Enem, dando prioridade aos estudantes de escola pública.
Os cursos oferecidos em Chapecó: Administração, Ciências da Computação, Pedagogia, Agronomia, Engenharia Ambiental, Licenciatura Português/Espanhol, Filosofia, História, Geografia, Sociologia e Enfermagem. Os investimentos previstos pelo governo federal são de R$ 35 milhões no primeiro ano e mais R$ 194 milhões que serão repassados em quatro anos. (Denise Arruda Bortolon Montagna/Divulgação Alesc)