26/10/2009 - 17h44min
Presidente Jorginho Mello continua internado para tratamento de osteomielite
Responsável pelo tratamento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jorginho Mello (PSDB), o médico infectologista Valter Rótolo Araújo concedeu entrevista coletiva na tarde de hoje (25). Em sua avaliação, a infecção diagnosticada durante exames realizados no final de semana indicam que o chefe do Legislativo deverá permanecer em tratamento por um período de quatro a seis semanas e sem previsão de alta no momento.
A osteomielite é uma infecção que pode acometer qualquer parte do sistema ósseo, geralmente provocada por uma bactéria, embora também, em alguns casos, por um fungo. Segundo o médico, a que acomete o deputado Jorginho Mello é decorrente da fissura na tíbia que o paciente sofreu no dia 12 de outubro, quando, como governador em exercício, sofreu uma queda durante evento em Campos Novos. “Em função do traumatismo ocorrido na perna esquerda, desenvolveu-se uma infecção no osso, exatamente na região da pancada, onde houve uma escoriação e o contato de bactérias. A osteomielite é uma contaminação comum, mas que precisa de acompanhamento e um tratamento específico”, avaliou.
Ainda segundo o infectologista, o deputado Jorginho está sendo acompanhado por uma equipe de ortopedia e infectologia e, aparentemente, não haverá necessidade de um procedimento cirúrgico. “A princípio o tratamento é à base de antibióticos, por via oral e também injetáveis, por um período de quatro a seis semanas. Por enquanto não há previsão de alta”, afirmou.
O presidente do Parlamento catarinense segue internado no Hospital de Caridade, em Florianópolis, e durante toda esta semana terá que cumprir repouso absoluto. “Jorginho não tem reclamado de dores e assim que puder voltar aos trabalhos deverá utilizar uma bengala ou muleta para impedir esforço desnecessário na região inflamada”, concluiu.
Com a internação do presidente Jorginho Mello, o primeiro vice-presidente da Assembleia, deputado Gelson Merísio (DEM), conduzirá os trabalhos da Casa. (Rodrigo Viegas/Distribuição Alesc)