Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/01/2023 - 14h49min

Presidente do TRF4 acompanha implantação de sistema cedido à Alesc

Imprimir Enviar
Presidente do TRF4 (centro) foi recebido pelo chefe de gabinete da Presidência da Alesc, Leonardo Lorenzetti, e pelo diretor-geral, André Bernardi.
FOTO: Solon Soares/Agência AL

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, esteve no Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (23). A visita do desembargador marcou a implantação na Alesc do Sistema de Gestão Administrativa e Financeira (Geafin), desenvolvido pelo TRF4 e cedido gratuitamente ao Parlamento catarinense.

O Geafin foi criado com o propósito de otimizar o processo de compra, distribuição e registro de materiais utilizados nos órgãos públicos, como cadeiras, mesas, materiais de escritório, e outros insumos. O sistema também possui funcionalidades úteis para a gestão de contratos e de patrimônio. Na Alesc, vai substituir a ferramenta até então em uso, adquirida da iniciativa privada.

“O Geafin vai trazer para nós celeridade na tramitação dos processos, maior facilidade de consulta aos procedimentos, de certificação de estoque, almoxarifado, e isso tudo aliado a uma economia grande de recursos públicos. Cada sistema eletrônico que os órgãos públicos utilizam é muito custoso para a Administração Pública. Então, o TRF4 cede para nós gratuitamente, a nossa área de Tecnologia da Informação (TI) adequa à realidade da nossa Casa, e com uma gestão compartilhada de desenvolvimento, conseguimos agregar funcionalidades ao sistema que podem também ser aproveitadas por outros órgãos públicos”, antecipa o diretor-geral da Assembleia Legislativa, André Luiz Bernardi.

Entre as vantagens da utilização da nova ferramenta está o fato de que ela funciona em integração com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), já implementado no Parlamento e também desenvolvido pelo TRF4, que virtualizou os procedimentos administrativos, dispensando o uso do papel.

Parceria
Para o desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, a parceria entre o TRF4 e a Alesc para a cessão de uso de sistemas informatizados é algo natural. “Já temos uma parceria de longa data com a Assembleia Legislativa. A cessão de sistemas faz parte desse ambiente de cooperação. Cedemos o SEI, cedemos agora o Geafin, e esperamos que essa parceria continue daqui adiante”, comentou.

Sobre as vantagens do Geafin, o desembargador destaca que “é um sistema moderno, de fácil utilização, que concentra todo o controle de materiais de patrimônio integrado com o SEI. Isso possibilita uma gestão ágil, moderna, fácil, acessível a todos os usuários, com integração entre os demais sistemas.”

Adequações
O acordo entre a Alesc e o TRF4 para a cessão de uso do Geafin foi assinado no final de 2021. Desde então, a equipe de TI da Assembleia Legislativa atuou para adaptar as funcionalidades do sistema à realidade e às necessidades do Parlamento catarinense. Também foi criado um grupo de trabalho formado por servidores da Casa para acompanhar a implantação da ferramenta.

O coordenador do grupo, Nelson Henrique Moreira, destacou que um dos principais benefícios da utilização do Geafin é a economia de recursos públicos. “A Alesc tinha um custo com o sistema antigo, e agora não vai ter mais”, disse.

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar