Presidente do TJ assume governo; Colombo busca investimentos nos EUA
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, assumiu o comando do estado na tarde desta sexta-feira (23). O governador do estado, Raimundo Colombo (PSD), viaja aos Estados Unidos para negociação com o grupo multinacional TransGas, que estuda investir no processamento de carvão mineral no Sul do estado. O deputado Joares Ponticelli (PP), presidente em exercício da Assembleia Legislativa, integra a comitiva que vai a Nova Iorque.
Martins ressaltou a satisfação em poder dirigir o estado por uma semana e disse que o gesto representa um reconhecimento ao Judiciário catarinense. Esta é décima vez que um presidente do TJ assume a cadeira do governador.
“É uma grande hora para o Poder Judiciário de Santa Catarina receber das mãos do governador o comando do estado. Estamos cumprindo um mandamento constitucional. Recebemos essa missão com muita humildade e estamos dispostos a atender os pleitos de Santa Catarina nessa semana”, declarou o governador em exercício.
Raimundo Colombo falou da satisfação em transmitir o cargo ao “amigo de longa data”. Falou ainda da honradez de Nelson Schaefer Martins. “É um homem extraordinário. Eu o conheço há 35 anos. A sua história e sua carreira exitosa e qualificada lhe dá credenciais extraordinárias. É uma honra tê-lo como sucessor neste momento”, observou.
Troca na Assembleia
Joares Ponticelli também transmitiu o cargo da presidência da Assembleia Legislativa na tarde desta sexta-feira. O deputado Padre Pedro Baldissera (PT), primeiro vice-presidente da Casa, assumiu o cargo, no qual permanece até a tarde da próxima quarta-feira (28).
“A defesa do carvão mineral é uma das frentes do Parlamento lançada no ano passado. Agora vamos buscar colher os frutos dessa parceria entre os três poderes”, observou Ponticelli.
Negócios para o Sul
Hoje o Brasil depende da importação de fertilizantes para a agricultura. A vinda de uma fábrica desses insumos para Santa Catarina pode ser uma alavanca econômica para o setor, conforme acredita Colombo.
“Eu vou cumprir uma agenda importante para o estado: a construção de uma parceria industrial para o desenvolvimento de uma riqueza catarinense que é o carvão mineral. Podemos transformá-lo em fertilizante, ajudando o Brasil a ser produtor e importar menos, tornando-se mais competitivo o setor”, frisou.
O governador ainda ressaltou que o negócio envolve recursos na ordem de 3 bilhões de dólares. Espera-se a oferta de 3 mil empregos diretos. O Brasil importa 87% dos fertilizantes utilizados nas lavouras.
A reunião com dirigentes da multinacional TransGas será realizada na segunda-feira (26). Após o dia 27, o governador Colombo e o vice, Eduardo Pinho Moreira, cumprem agenda particular.
Rádio AL