Presidente recebe delegação da Université du Quebec à Montreal
O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP), reuniu-se na manhã de hoje (23) com um grupo de representantes da Université du Quebec à Montreal (UQAM). Eles estão em Florianópolis por ocasião do encontro “Cooperação Científica Brasil-Quebec: territórios e fronteiras como lugares de trocas, de diálogos e de inovação”. O evento, iniciado ontem (22), é organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.
O seminário tem como propósito aprofundar as experiências de cooperação entre a UFSC e a UQAM e debater possibilidades de pesquisas conjuntas em diversas áreas do conhecimento. A programação segue até amanhã (24), com atividades no auditório Deputada Antonieta de Barros, no Palácio Barriga Verde.
Além do professor da UFSC Elson Manoel Pereira, presidente do seminário, participaram da audiência a diretora da Faculdade de Ciências Humanas da UQAM, Anne Rochette; a coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa sobre o Brasil da UQAM, Anne Latendresse; o diretor de Serviços de Relações Internacionais da UQAM, Sylvain St-Amand; e o diretor do Instituto de Estudos Internacionais de Montreal da UQAM, Dorval Brunelle.
O principal assunto debatido durante a audiência foi a possibilidade de formalizar uma parceria da Escola do Legislativo com a UQAM, por meio da UFSC. “O objetivo é a formação de quadros administrativos da classe política catarinense, a exemplo do que já aconteceu em Minas Gerais, num convênio firmado entre a Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais, a universidade federal do estado e uma universidade do Canadá”, explicou Pereira.
Ponticelli manifestou interesse em formalizar a proposta de parceria. “Sou um entusiasta de iniciativas como esta. Este evento abre novas perspectivas de ampliação dessa relação, extremamente importante para todos os envolvidos”, disse.
Também foi discutida a possibilidade de envolver a UFSC nos temas referentes à Confederação Parlamentar das Américas (Copa). “Pretendemos incluir a universidade nessa relação internacional de forma a materializar os efeitos dessa cooperação entre os parlamentares das Américas”, destacou Pereira.
Rádio AL