Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/11/2013 - 18h38min

Presidente do Movimento Cisne Negro solicita implementação de Plano de Igualdade Racial

Imprimir Enviar
Lenilso Luis da Silva, presidente do Movimento de Consciência Negra de Blumenau. Foto: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

Ao ocupar espaço cedido pela deputada Ana Paula Lima (PT), o presidente do Movimento de Consciência Negra de Blumenau, Lenilso Luis da Silva, conclamou o Executivo a implementar o Plano Estadual de Igualdade Racial e a lei federal que determina o ensino de história da população negra nas escolas públicas em Santa Catarina. Também convocou o Parlamento a instituir uma campanha de combate ao racismo.

“As mulheres negras são as mais vulneráveis porque sofrem duplamente, com o machismo e o racismo em nossa sociedade. Em torno de 70% da população negra no Brasil é analfabeta e ainda sofre o peso e a dor da chibata. São dados que envergonham o país e a nossa população”, protestou o dirigente. Citou como herói nacional Zumbi dos Palmares e lembrou da trajetória da deputada Antonieta de Barros e do poeta Cruz e Sousa.

“No Dia da Consciência Negra, não podemos esquecer de Zumbi dos Palmares, que junto com Dandara lutou há mais de 300 anos pela possibilidade de democracia e liberdade. Aqui em Santa Catarina continuamos protestando pelo descaso com que são tratados os quilombolas, por isso estamos aqui cobrando do governo do Estado o tratamento que esta população merece”, desabafou o presidente do Cisne Negro.

Avanços
Lenilso frisou que não só de desafios vive o movimento negro, pois muitos avanços foram conquistados nos últimos anos. “Hoje contamos com a Secretaria Nacional de Igualdade Racial e o Estatuto da Igualdade Racial. Conquistamos também as ações afirmativas nas universidades e recentemente no serviço público”.

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar