Presidente do Legislativo recebe entidades ligadas ao setor turístico
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), recebeu na manhã de hoje (19) representantes de 21 entidades ligadas ao setor turístico de Florianópolis. O encontro teve como propósito a entrega de um documento, que solicita o apoio do Poder Legislativo contra a determinação da Superintendência do Patrimônio da União que estabelece a retirada dos Beach Clubs, localizados na praia de Jurerê Internacional.
Solidário a causa e consciente da importância que esses estabelecimentos representam para o turismo da Capital, o parlamentar se comprometeu em encaminhar o documento à Comissão de Turismo e Meio Ambiente para que se possa avaliar a situação. “Vamos envolver os demais segmentos da Casa para tratar a questão, levando em consideração que devido à infraestrutura da cidade, em especial das praias, sendo que Santa Catarina comemora a conquista do sétimo título consecutivo de melhor destino turístico. Não podemos permitir que ações equivocadas possam interromper esse bom momento que vivemos no turismo”, avalia.
Na ocasião, a Federação dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, o Floripa Convention e Visitors Bureau, e outras entidades do segmento defendem que os beach clubs são parte da história catarinense e fator relevante para o turismo de Florianópolis. Segundo o presidente do Floripa Convention &Visitors Bureau, Eugênio Neto, a possível demolição dos empreendimentos representa prejuízos incalculáveis para o setor. “Além de conservar as belezas naturais, como a vegetação rasteira que existe nas proximidades, os estabelecimentos possuem estrutura adequada e alvarás em dia para permanecerem abertos. Temos que impedir essa ação, uma vez que os beach clubs fazem o diferencial, além de serem grandes atrativos para os turistas”.
Já o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e similares de Florianópolis, Tarcísio Schmitt, admite que a demolição representa um retrocesso no turismo de Florianópolis. Schmitt ressalta que as construções passaram por todos os órgãos necessários para a autorização das construções.
Situação
O processo de retirada dos espaços na praia de Jurerê Internacional começou com uma ação da Associação de Proprietários e Moradores da praia, em 2008. A denúncia era de que os estabelecimentos estariam em área de marinha e preservação permanente.
Sala de Imprensa