Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/11/2023 - 11h14min

Presidente do CIEE-SC apresenta relatório de sustentabilidade anual da entidade

Imprimir Enviar
Luiz Carlos Floriani, presidente do CIEE-SC.
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A atuação do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-SC) foi apresentada pelo presidente da instituição, Luiz Carlos Floriani, na manhã desta quinta-feira (16) durante a suspensão de dez minutos da sessão plenária do Parlamento. A iniciativa foi do presidente do Parlamento, deputado Mauro De Nadal (MDB).

Floriani trouxe dados impactantes do relatório de sustentabilidade anual da entidade como a informação de que em 2022, o CIEE inseriu no mercado de trabalho mais de 22 mil jovens. Deste total, sete mil foram jovens aprendizes e 15 mil voltados para a área de estágios em empresas privadas, instituições de ensino e órgãos públicos de Santa Catarina, como a Alesc.

Para 2023, até o momento já são mais de 23 mil jovens inseridos no mercado de trabalho. Ele destacou ainda que neste momento existem mil vagas disponíveis em Santa Catarina para as áreas do ensino superior, como ensino médio e técnico.  “Temos mais de 4,5 mil empresas parceiras”, informou, aproveitando para destacar a importância do papel do empresário catarinense, no sentido de abrir as portas para dar oportunidade para os jovens no mercado de trabalho. “ É fundamental o papel do empresariado em ser parceiro destes programas”, pontuou.         

Organização social
Ele destacou que o CIEE é a maior organização social do estado e por isso a importância de prestar contas para  a sociedade catarinense, através do Parlamento. “Nada mais justo do que trazer para esta Casa, que representa o povo catarinense, os resultados de nosso trabalho”, afirmou, destacando que a missão da instituição é acolher os jovens catarinenses, desde os 14 anos de idade, orientando-os para o mercado de trabalho, através dos programas de estágio e de menor aprendiz.  

“Solicitamos o apoio deste Parlamento para que nos auxiliem no convencimento dos empresários  catarinenses para acolher esses jovens recrutados pelo CIEE”, solicitou.  Ele destacou que todos os adolescentes selecionados pela instituição devem estar estudando. ‘ É um requisito fundamental. Então, sempre digo que os jovens devem entrar pela porta da frente nas empresas e não pela porta dos fundos”.

Testemunhos
Um grupo de 40 jovens atendidos pelo CIEE-SC também estiveram presentes no Parlamento nesta manhã de quinta-feira. 

Três deles deram o seu testemunho a respeito da  importância da instituição em suas vidas.  Foi o caso do jovem Alexandre, 17 anos, egresso de uma casa de abrigo e que hoje é menor aprendiz na Celesc.  “Hoje estou estudando e tenho meus direitos garantidos”, disse o menino.  Amábile, de 17 anos, que estuda Direito, disse que o valor do seu trabalho de menor aprendiz é utilizado para custear a sua faculdade. Já Ana Francisco, 19 anos,  revela que está feliz pela oportunidade de trabalhar. “Foi a minha inserção no mercado de trabalho”.

Os parlamentares manifestaram apoio e parabenizaram o trabalho realizado pelo CIEE em Santa Catarina. Como disse o vice-presidente Maurício Eskudlark (PL), é um trabalho importante para oportunizar a entrada no mercado de trabalho para os jovens catarinenses. Ele  disse que é testemunha da importância do que o CIEE/SC e as empresas fazem. O parlamentar lembrou das oportunidades que teve ainda na adolescência, quando foi procurar uma colocação, passando a trabalhar com carteira assinada a partir dos 14 anos de idade.

O deputado José Milton Scheffer (PP) definiu que o CIEE é um case de sucesso. “Nos trouxe boas notícias e bons exemplos”, disse. Suas palavras foram reiteradas pelos deputados Altair Silva (PP), Camilo Martins (Podemos), Jair Miotto (UB), Marquito (Psol), Tiago Zilli (MDB) e  Emerson Stein (MDB).

CIEE
A entidade iniciou suas atividades em Santa Catarina em 1984, tornando-se um CIEE autônomo e verdadeiramente catarinense a partir de 2001. São mais de três décadas de atuação no estado, tempo marcado pela constante parceria entre empresas, escolas e sociedade.

A entidade mantém os programas: CIEE Aprendiz, CIEE Estágios, Programa de Iniciação ao Trabalho – PIT, Oficina Socioeducativa e Programa de Assessoramento.

O Relatório de Sustentabilidade revela também que o CIEE-SC adotou gestão alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Por isso, sua atuação está dividida pelos temas Prosperidade, Governança, Planeta e Pessoas.

Desafios
“Ainda temos muito a fazer, pois há mais 300 mil que estão nas faculdades e cursos técnicos. As pessoas talvez ainda não tenham se dado conta. Quanto mais nós demoramos para criar oportunidades para os nossos jovens, mais oportunidades  damos para que eles acabem desviados daquilo que a gente considera normal”, destacou Floriani. “Nunca foi tão relevante na história do País ter esta preocupação. O desafio do CIEE-SC hoje é muito maior, pois principalmente nas famílias mais vulneráveis, a necessidade de oportunizar integração ao mercado de trabalho dos jovens é essencialmente importante. Pois temos um concorrente que desvia nossos jovens. E a oferta desta concorrência é muito maior do que a que podemos oferecer”, explicou.

"Nossa missão é, e será sempre, o cuidado e a atenção para com os adolescentes e jovens, preparando-os e integrando-os ao mercado de trabalho”, afirmou.

Valquíria Guimarães
Agência AL

Voltar