Presidente da IFA conhece projetos da UFSC e da Udesc voltados à terceira idade
Encerrando a agenda de compromissos no estado, o presidente da Federação Internacional sobre o Envelhecimento (IFA), Krishnamurthy Gangadharam, visitou na manhã de hoje (18) o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O médico indiano foi acompanhado pela presidente do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB).
A parlamentar destacou a importância de apresentar ao presidente da IFA as experiências locais bem-sucedidas. “São projetos maravilhosos, iniciativas significativas que trabalham com o conceito de envelhecer com saúde, dignidade e cidadania”.
Na opinião de Gangadharam, as experiências positivas desenvolvidas em Santa Catarina devem ser divulgadas em outros países. “Reconheço o papel fundamental desempenhado pelas universidades nessa área. Nesses quatro dias de visita ao estado, vi demonstrações de atividades voltadas aos idosos que promovem a sua felicidade. Espero que o Brasil mostre ao mundo esses programas”, disse.
Durante as visitas, o dirigente e a parlamentar foram saudados com apresentações do grupo de seresta do Neti e do coral do Geti.
Neti
O Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) atua há 30 anos disponibilizando o conhecimento de gerontologia à comunidade, ao capacitar profissionais e desenvolver estudos e pesquisas. A proposta do órgão é inserir o idoso no contexto acadêmico e comunitário, incentivando o seu empoderamento e a sua emancipação. Com enfoque na educação permanente, o núcleo oferece gratuitamente diversos cursos, grupos, oficinas e projetos voltados para alunos idosos.
Um dos destaques é o Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica, com duração de dois anos, que qualifica pessoas idosas e estimula a prática do voluntariado na comunidade. Também há o Cinedebate em Gerontologia, o curso de contadores de história, de línguas, de empreendedorismo, entre outras atividades.
De acordo com a coordenadora do núcleo, Jordelina Schier, o Neti é o maior projeto de extensão da UFSC e seu foco é a educação para o envelhecimento. “A proposta é ampliar e qualificar a visão humana sobre o envelhecer com cidadania e dignidade”, falou.
Atualmente, o Neti agrega mais de 2 mil idosos. Conta com 722 alunos matriculados neste semestre, com idade entre 50 e 93 anos. Um deles é Celsemira Dias da Costa, de 78 anos, que frequenta as aulas de francês. “Estou no núcleo há 15 anos, já fiz quase todos os cursos. Aqui a gente segue aprendendo, ampliando nossos conhecimentos. O Neti representa a minha vida”, declarou.
Geti
O Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), implantado na Udesc em 1989, é um programa de extensão permanente. Atende cerca de 350 pessoas, com idade entre 55 e 90 anos, oferecendo uma série de ações gratuitas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa. Entre as atividades estão o projeto Universidade Aberta, cursos de informática, hidroginástica, natação, musculação, ioga, pilates, dança, fisioterapia, canto e apoio psicológico.
“Através da articulação e da integração da extensão, do ensino e da pesquisa, o nosso objetivo é proporcionar ao idoso – que tem direito à vez, à voz e ao voto –, o exercício da cidadania”, frisou a coordenadora Giovana Zarpellon Mazo.
Sua mãe, Jurema Maria Zarpellon Mazo, de 84 anos, é uma das frequentadoras do Geti. Ela participa do coral e das caminhadas promovidas pelo grupo. “O Geti é muito importante, pois conhecemos pessoas, fazemos amizades, trocamos experiências e estamos sempre aprendendo”.
Agenda de compromissos de Gangadharam
O médico indiano Gangadharam veio a Santa Catarina a convite da deputada Dirce Heiderscheidt, que em 2012 participou da 11ª Conferência Global sobre Envelhecimento, promovida pela IFA em Praga, República Tcheca.
A atuação da federação, que tem 64 países associados, é focada na melhoria da qualidade de vida dos idosos em todo o mundo. Segundo o seu presidente, a meta é chegar a 100 filiados até o final de 2013.
Na segunda-feira (15), Gangadharam participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa e conheceu o projeto da Faculdade da Maturidade, em Palhoça, na Grande Florianópolis.
Na terça-feira (16), participou de uma audiência com o governador para tratar da proposta de realizar em Santa Catarina o Congresso Internacional sobre o Envelhecimento em 2014. No mesmo dia, ocupou a tribuna do Legislativo durante a sessão ordinária. Em seu discurso, cobrou dos deputados catarinenses empenho na formação de políticas públicas que garantam o envelhecimento digno, saudável e ativo da população.
Já na quarta-feira (17), o presidente da IFA visitou os projetos Cidade do Idoso e Faculdade da Melhor Idade, em Chapecó.
Congresso internacional em SC
A partir da manifestação positiva do governador Raimundo Colombo (PSD), Florianópolis deve sediar no segundo semestre de 2014 o Congresso Internacional sobre o Envelhecimento.
O evento deve ser realizado no mês de setembro, reunindo participantes de todo o mundo, com a presença de especialistas renomados. O governador também sugeriu a promoção de um encontro estadual preparatório para o evento internacional.
O próximo congresso internacional promovido pela IFA será realizado em Istambul, na Turquia, em outubro deste ano. Já a conferência global, evento que ocorre de dois em dois anos, será sediada na Índia, em 2014.
Mais informações: http://neti.ufsc.br/ e http://www.cefid.udesc.br/geti
Rádio AL