Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/04/2013 - 14h40min

Presidente da Federação Internacional sobre o Envelhecimento participa de audiência pública

Imprimir Enviar
Audiência Pública sobre o envelhecimento no Brasil

O Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa promoveu na manhã de hoje (15), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, audiência pública sobre o envelhecimento no Brasil. O evento contou com a participação especial do médico indiano Krishnamurthy Gangadharam, presidente da International Federation on Ageing – IFA (Federação Internacional sobre o Envelhecimento).

Gangadharam veio a Santa Catarina a convite da presidente do fórum, deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), que em 2012 participou da 11ª Conferência Global sobre Envelhecimento, promovida pela IFA em Praga, República Tcheca.

Na ocasião, a parlamentar apresentou o projeto Faculdade da Maturidade, da Faculdade Municipal de Palhoça, que foi selecionado como uma das melhores práticas mundiais sobre envelhecimento digno, representando o Brasil. A iniciativa foi incluída pela direção da federação no mapa global de modelos a serem seguidos, por isso o presidente da IFA veio ao Brasil para conhecer o projeto e se certificar de seu efetivo funcionamento.

Durante sua visita de quatro dias a Santa Catarina, o indiano também vai conhecer o projeto Cidade do Idoso, em Chapecó, e vai tratar com o governo catarinense sobre a possibilidade de trazer ao estado, em 2014, o Congresso Internacional sobre Envelhecimento. Na opinião da deputada Dirce, essa seria uma grande oportunidade para divulgar políticas promovidas em todo o mundo em prol do atendimento digno à pessoa idosa.  

Em sua apresentação durante a audiência, Gangadharam explicou que a IFA tem atuação focada na melhoria da qualidade de vida dos idosos em todo o mundo. A federação tem 64 países associados e deve chegar a 100 filiados até o final de 2013. “Nosso foco é prevenir o abuso e promover o envelhecimento positivo. O envelhecimento não deve ser uma experiência negativa, mas há pessoas idosas não saudáveis que sofrem abusos e violência”, ressaltou.

Gangadharam é presidente do Fórum Internacional sobre Envelhecimento Ativo, diretor do Patrimônio Hospital e presidente da Fundação do Patrimônio, na Índia, além de ser membro do Conselho Nacional do Idoso. Na opinião dele, os países mais pobres não estão em posição de custear o envelhecimento, por isso resistem a assinar qualquer compromisso internacional, mas o envelhecimento é uma realidade mundial e os abusos acontecem em todos os países.

Evolução
Na primeira parte da audiência, o fórum abriu espaço para especialistas em gerontologia traçarem um panorama da evolução das políticas de assistência ao idoso no Brasil e em Santa Catarina. O professor Hélio Abreu Filho destacou que a população idosa no estado corresponde a 537,8 mil habitantes (10% do total) e que até a década de 1970 não existiam programas voltados ao atendimento das pessoas nessa faixa etária. Ele destacou a evolução legal, a criação de programas e a implementação do Estatuto do Idoso.

A professora Márcia Zanon Benetti, da Faculdade Municipal de Palhoça, apresentou o projeto Faculdade da Maturidade, um projeto de extensão universitária que promove a educação continuada e desenvolvimento pessoal. Já a assistente social Janice Merigo, da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), fez uma explanação sobre a política pública de assistência social e o atendimento da pessoa idosa.

Agenda
Segunda-feira (15)
No período da tarde, o presidente da IFA vai conhecer o projeto Faculdade da Maturidade, na Faculdade Municipal de Palhoça.

Terça-feira (16)
No período da manhã, Gangadharam tem audiência com o governador Raimundo Colombo para tratar da possibilidade de realização do Congresso Internacional sobre o Envelhecimento em Santa Catarina.
À tarde, falará no plenário da Assembleia Legislativa sobre a IFA.

Quarta-feira
Visita aos projetos Cidade do Idoso e Faculdade da Melhor Idade, em Chapecó.

Quinta-feira
No período da manhã, visita ao Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti) da Udesc e ao Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) da UFSC.
À tarde, retorna para a Índia.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar