17/05/2009 - 19h30min
Presidente da FECAM quer edição anual do Festival de Integração Multicultural Catarinense
Garantir que o Festival da Integração Multicultural Catarinense (FIMC) seja um evento anual no calendário catarinense é a meta do prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt (PMDB), que preside a Federação Catarinense de Municípios (FECAM), promotora do evento.
Ronério destacou a eficiência do Festival e a resposta positiva da população, que prestigiou os cinco dias do evento. “É incrível como as pessoas estão participando e interagindo com o FIMC. Nossa intenção é conversar com o governador para tornar essa iniciativa em evento anual no calendário catarinense”, disse.
Segundo o presidente da Fecam, a realização do FIMC no mesmo período do World Travel & Tourism Council (WTTC), em Florianópolis, foi determinante para o sucesso de Santa Catarina. “Esses dois eventos vieram consolidar aquilo que já sabíamos: Santa Catarina é um grande estado turístico, mas também tem um enorme potencial econômico. Agora temos que incentivar o desenvolvimento sustentável”, completou.
Palhoça
Ronério também veio trazer duas grandes notícias para a região da Grande Florianópolis. A primeira novidade vai ser a montagem de um equipamento que vai substituir os aterros sanitários. “A nossa região produz cerca de 1000 toneladas de lixo e precisamos encontrar um jeito de melhorar a qualidade de vida. E encontramos”.
Para resolver a questão, o prefeito de Palhoça assinou um convênio de cooperação, em viajem feita a Seul, Coréia do Sul, para a instalação de um complexo sanitário de reciclagem de lixo. Em julho, os técnicos da Forcebel, empresa que possui a tecnologia, virão ao município para fazer o projeto.
Outra boa notícia é a possível instalação de uma fábrica de automóveis da Huyndai no município. A empresa solicitou ao governo municipal algumas informações para então escolher o local onde ficará sediada a empresa no estado. (Graziela May Pereira/Divulgação Alesc)