Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/06/2024 - 11h54min

Presidente da Comissão de Saúde da Alesc visita Centrinho de Joinville

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta, acompanhado da coordenadora do Centrinho e da diretora de Saúde da Prefeitura de Joinville
FOTO: Agência AL

O presidente da Comissão de Saúde da Alesc, deputado Neodi Saretta (PT), visitou, na manhã desta quarta-feira (5), o Núcleo de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio Palatinas de Joinville, conhecido como Centrinho Prefeito Luiz Gomes. O estabelecimento tem como competência promover a reabilitação estética, funcional e psicossocial das pessoas que tenham fissura lábio palatina.

Saretta foi recebido pela coordenadora do centrinho, Sayonara Salete Zucchetti, e pela diretora de Assistência à Saúde da Prefeitura de Joinville, Marlene Bonow Oliveira. Durante ela visita, ele conheceu as dependências da unidade e conversou com pacientes.

O Centrinho de Joinville é referência pelo SUS no atendimento para as pessoas com essa condição, marcada por uma abertura no lábio e/ou no céu da boca, de origem congênita. Estima-se que a fissura afete cerca de 5% dos nascidos vivos.

O núcleo conta atualmente com quase 2,9 mil pacientes ativos, a maioria deles provenientes de 285 dos 295 municípios catarinenses. A média mensal de atendimentos é 1.650, sendo 16 novos casos a cada mês, além de 26 cirurgias mensais em ambiente hospitalar. Para isso, a unidade conta com equipe multidisciplinar composta por médicos de várias especialidades, dentistas, ortodontistas, fonoaudióloga, psicólogas, fisioterapeutas, enfermeiras, assistente social, entre outras.

O centrinho é mantido pela Prefeitura de Joinville. Mais de 90% dos recursos são destinados pelo município. O Estado repassa cerca de 7%.

A diretora de Assistência à Saúde da Prefeitura de Joinville, Marlene Bonow Oliveira, defendeu a criação de uma política estadual voltada à fissura lábio palatina que possibilite fontes de custeio adequadas para o atendimento via SUS.

“Além desses serviços hospitalares, os ambulatórios são extremamente importantes na condição de acompanhamento ao longo da vida dessas pessoas que podem requerer alguma cirurgia ou atendimento até na fase adulta”, destacou a diretora.

O deputado Neodi Saretta (PT) ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido pelo centrinho não só para Joinville, mas para todo o estado. “É uma referência para toda Santa Catarina”, disse. “Observamos nesta visita a disposição dos profissionais que aqui trabalham para oferecer todo o apoio necessário para algo que vai precisar de acompanhamento. Por isso é importante valorizar esse trabalho que é feito em prol da saúde dos catarinenses.”

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar