Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/03/2013 - 18h05min

Presidente da Associação de Naturologia fala sobre a regulamentação da profissão

Imprimir Enviar
Kalil Mondadori, presidente da ABRANA. Foto: Carlos Kilian

A regulamentação da profissão de Naturológo, tão esperada pelos profissionais da área, foi tema do pronunciamento do presidente da Associação Brasileira de Naturologia (Abrana), Kalil Mondadori, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (27). Da tribuna, o dirigente falou sobre a importância do reconhecimento do diploma na atuação do naturológo, ressaltando os benefícios que a naturologia traz para uma saúde sustentável. “A naturologia estuda práticas e métodos naturais, tradicionais e modernos para o cuidado humano, visando à manutenção e recuperação da saúde. Essa prática busca melhorar a qualidade de vida e o equilíbrio do ser humano com o ambiente e com a sociedade”, explica.

Ao aproveitar a oportunidade concedida pelo Poder Legislativo, Mondadori fez questão de informar que o bacharelado em Naturologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) é pioneiro no Brasil, tendo sua primeira turma ingressante em 1998. Segundo ele, atualmente existem, no Brasil, cerca de 2 mil profissionais formados em naturologia, sendo que desta porcentagem mais 50% estão concentrados em Santa Catarina. “Com conhecimentos nas áreas de humanas, biológicas e da saúde, o naturológo busca abordar o indivíduo de maneira multidimensional, levando em consideração aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais”, destaca.

Associação
Fundada em 27 de abril de 2004, a Abrana é uma instituição sem fins lucrativos, que tendo por objetivo maior representar e auxiliar os naturólogos e estudantes, tendo em suas prioridades conquistar o reconhecimento e regulamentação da profissão e curso de Naturologia no país e no mundo. “O nosso objetivo é oferecer aos associados cursos, congressos, espaço em mídia própria e demais assessorias referentes à naturologia”, observa Mondadori.

Segundo ele, a instituição visa mostrar a sociedade os benefícios das terapias utilizadas pelos profissionais da naturologia, como aromaterapia, fitoterapia, florais, cromoterapia, hidroterapia e reflexologia. “Este profissional pode atuar em clínicas, consultórios particulares, spas, hotéis, hospitais, academias, empresas, na pesquisa científica”, mencionou.

Projeto de Lei
Favorável à regulamentação da profissão de naturológo, o deputado José Nei Ascari (PSD) informou que na próxima semana estará protocolando na Casa um projeto de lei que cria o Dia Estadual do Naturológo, a ser comemorado anualmente em 23 de março, data de comemoração do aniversário de Florianópolis.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar