Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/03/2016 - 21h15min

Presidente da Assembleia Legislativa visita Porto de Imbituba

Imprimir Enviar
Porto situado no Sul do estado já movimentou mais de 1 milhão de toneladas neste ano. FOTO: Agência AL

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), visitou, na tarde desta segunda-feira (14), o Porto de Imbituba, no Sul do estado. A visita faz parte da agenda legislativa da Presidência da Alesc neste ano, que inclui as principais estruturas catarinenses em áreas fundamentais como saúde, transportes e infraestrutura.

Merisio estava acompanhado do deputado José Nei Ascari (PSD) e foi recebido pelo diretor presidente do porto, Luis Rogério Pupo Gonçalves, por membros do conselho administrativo do porto, além de autoridades locais. O parlamentar foi informado do crescimento expressivo da movimentação de cargas em Imbituba e de ações que podem aumentar a competitividade do porto.

Conforme Gonçalves, desde que o governo estadual reassumiu a administração do local, a movimentação de cargas cresce mês a mês. Em janeiro de 2016, por exemplo, o montante escoado foi o dobro no comparativo com o mesmo mês do ano passado. Só neste ano, foram pouco mais de 1 milhão de toneladas movimentados e mais de 50 navios recebidos. Grãos, como milho e soja, e carvão mineral estão entre os principais produtos.

“Nós temos uma projeção otimista de chegar a 4,5 milhões de toneladas neste ano, o que representa um crescimento de 100% desde que o governo reassumiu o porto, há quatro anos”, comenta o diretor presidente. “Na contramão da crise, estamos gerando uma movimentação econômica importante para o Sul de Santa Catarina e especialmente para o município de Imbituba.”

A expansão do porto se deve principalmente ao aumento do calado (profundidade máxima que a embarcação pode ficar submersa) de 12 para 15 metros. Mas o empreendimento tem outros desafios para aprimorar sua competitividade, como o crescimento da área de armazenagem de cargas, readequações no parque de máquinas e a revitalização do acesso norte a Imbituba pela BR-101. Esta última obra será feita por meio de convênio entre município, estado e administração do porto.

“O convênio para essa obra do acesso norte está em fase final de elaboração. O governo estadual já tem os recursos e a expectativa é licitar em breve a obra”, informou Gelson Merisio. “Nosso objetivo com essa visita ao Porto de Imbituba e estar presente e ouvindo e vendo as dificuldades, as potencialidades, e podermos comemorar o grande desenvolvimento do porto, apesar da crise nacional”, completou.

O deputado José Nei Ascari (PSD) afirmou que a expansão do Porto de Imbituba é resultado dos investimentos feitos no Sul do estado em obras estruturantes, como o aeroporto de Jaguaruna e a duplicação da BR-101 Sul. “É importante a Assembleia conhecer com um pouco mais de profundidade esses investimentos e interagir com as entidades e as autoridades da região para estimular ainda mais a atividade econômica do Sul de Santa Catarina”, disse.

O Porto de Imbituba é um dos cinco portos de Santa Catarina, sendo o único em atividade no Sul do estado. Construído em 1880 para escoar a produção de carvão mineral da região, esteve nas mãos da iniciativa privada até 2012, quando o governo estadual assumiu a administração do local por meio SCPar.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar