Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/08/2015 - 11h15min

Presidente da Assembleia participa de projeto da Acamosc em Chapecó

Imprimir Enviar
Gelson Merisio palestrou para vereadores, prefeitos e outras autoridades regionais. FOTO: Solon Soares/Agência AL

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), abriu, na manhã desta sexta-feira (28), em Chapecó, no Oeste do estado, o projeto "Conversa de Parlamentar", realizado pela Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (Acamosc). No evento, que reuniu vereadores, prefeitos e outras autoridades regionais na sede da associação, Merisio tratou principalmente sobre os desafios na infraestrutura do Grande Oeste Catarinense e o programa de investimentos públicos para superá-los.

O presidente do Legislativo estadual destacou que, embora o cenário econômico nacional seja adverso, Santa Catarina apresenta resultados positivos, com crescimento da arrecadação do Estado acima da inflação no mês de julho e saldo positivo na geração de empregos formais em 2015. "Temos que ressaltar esses dados, diante de tantas notícias ruins, para que as pessoas não deixem de investir, de consumir", disse.

Merisio apontou a importância de o Oeste catarinense nesse cenário positivo. Segundo ele, por sua característica agroindustrial, a região colabora significativamente para manter os índices positivos na economia estadual. "Respondemos por 20% do PIB catarinense. Temos que mostrar ao estado que esse é um número importante e, por isso, o Oeste merece um tratamento diferenciado", acredita.

O deputado defendeu que o Oeste receba desonerações fiscais e investimentos em infraestrutura para manter e ampliar as condições de competitividade da economia regional. "O litoral tem um eixo de desenvolvimento com a BR-101 duplicada, aeroportos, toda uma infraestrutura. O oeste precisa de investimentos pesados por parte do poder público em infraestrutura para contribuir, cada vez mais, para o crescimento de Santa Catarina."

Modelo novo de Estado
Na palestra, Merisio também tratou de temas políticos, como a necessidade do Oeste se unir, de forma suprapartidária, em torno de um projeto para o Poder Executivo estadual nas próximas eleições. Alertou, também, para a necessidade do surgimento de um novo modelo de Estado. Para ele, o atual já está condenado pela população. "E quem não estiver sintonizado com isso, não vai obter êxito nas próximas eleições", afirmou.

O presidente do Legislativo defendeu, por exemplo, a reformulação das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs). "As SDRs tiveram um papel fundamental na descentralização do estado, mas é preciso avançar nesse processo. Devemos descentralizar ainda mais, pondo os recursos direto em investimentos nos municípios."

Para Merisio, o novo modelo de Estado passa, também, por temas polêmicos, como alterações na Previdência Estadual e a redução do número de cargos. "A Previdência pública tem um déficit anual de R$ 2,8 bilhões para pagar o salário de 60 mil pessoas. O orçamento da saúde estadual é de R$ 2,7 bilhões para atender 6 milhões de pessoas", comparou. "Temos que reduzir as estruturas administrativas, pois estamos consumindo toda a capacidade de investimento do estado. Esse é um gesto necessário, de maturidade, para a sobrevivência do Estado."

Aproximação
Conforme o presidente da Acamosc, vereador Dianei Fortti (PP), que é presidente da Câmara Municipal de Quilombo, o objetivo do projeto iniciado nesta sexta-feira é trazer até o Oeste as principais lideranças estaduais e colocá-las em contato direto com vereadores e outras autoridades regionais.

"A maioria das decisões ocorre em Florianópolis e o vereador, pela distância geográfica da Capital, não consegue estar tão próximo dessas decisões", comenta Fortti. "O vereador é aquele que é mais cobrado diretamente pela população a respeito das demandas". Merisio foi o primeiro convidado para o projeto, segundo o presidente da Acamosc, por ser uma das principais lideranças da região em âmbito estadual na atualidade.

A palestra foi acompanhada por vereadores, prefeitos e autoridades regionais, entre eles o vice-prefeito de Chapecó, Luciano Buligon; o secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Américo do Nascimento Jr; e a secretária de Desenvolvimento Regional de Seara, Gládis Bizolo dos Santos.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar