Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/02/2013 - 18h10min

Joares Ponticelli saúda eleição de Renata Bueno para o Parlamento Italiano

Imprimir Enviar

Com 18.077 votos, a ex-vereadora de Curitiba Renata Bueno foi eleita para uma cadeira no Parlamento Italiano. Ela será a primeira brasileira a ocupar um cargo de deputada, em Roma, e vai representar os italianos, e brasileiros com dupla cidadania, que vivem na América do Sul.
O presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli(PP), expressou a satisfação do Parlamento catarinense com a eleição de uma representante do Sul do país. Ponticelli também manifestou satisfação com o triunfo do deputado Fábio Porta, que possui base em São Paulo e dos demais eleitos.
Para a Câmara dos Deputados na circunscrição da América do Sul, o Movimento Associativo Italiani all’Estero (MAIE) fez 129.831 votos (39,25) ocupando 2 cadeiras (Ricardo Merlo e Mario Borguese); o Partido Democrático (PD) totalizou 90.716 votos (27,43%), elegendo Fábio Porta, com 30.298 votos, e a lista Unione Sudamericana Emigrati Italiani (USEI) totalizou 44.024 votos (13,31%) elegendo Renata Bueno.
Para o Senado, as duas vagas reservadas para América do Sul ficaram com Claudio Zim (MAIE), que obteve 46.538 votos e Guilherme Fausto Longo (PD), com 29.077 votos.

Apoio de Santa Catarina – No início do mês, Renata Bueno ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina durante a sessão ordinária para apresentar sua candidatura à vaga de deputada no Parlamento italiano. Em seu pronunciamento, Renata convocou italianos que moram no Brasil e brasileiros com nacionalidade italiana a participarem da votação, que é facultativa.

Renata Bueno é advogada especialista em Direitos Humanos pela Universidade de Padova e mestre pela Universidade de Roma Tor Vergata, onde faz doutorado. Foi eleita em 2009 a vereadora mais jovem de Curitiba.
Atuante na política italiana há 10 anos, sua candidatura à Camera dei Deputati é apoiada pela Unione Sudamericana degli Emigranti (USEI). É alinhada ao Partido Democrático Italiano, de centro-esquerda, com posicionamento anti-Silvio Berlusconi.

Garantir melhores serviços e apoio aos italianos residentes no Brasil e na América do Sul é uma de suas propostas. Ela também pretende atuar para agilizar o processo de reconhecimento de cidadania italiana para os descendentes de imigrantes. Além disso, suas proposições têm como objetivo promover projetos de intercâmbio cultural e educacional entre universidades dos dois países e criar projetos que beneficiem o comércio entre pequenos e médios empresários descendentes e a Itália.

A solicitação para que Renata Bueno ocupasse a tribuna do Parlamento catarinense partiu do deputado Edison Andrino (PMDB). O requerimento foi subscrito por todos os líderes da Casa.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli, enfatizou que Renata pode se tornar a primeira brasileira eleita deputada no Parlamento da Itália. “Santa Catarina e Paraná representam um grande colégio eleitoral e temos a possibilidade real de vê-la como nossa representante no Parlamento italiano.”

Ponticelli apresentou a proposta de instalação de um consulado no estado, pleito que foi prontamente assumido como compromisso pela candidata. “A estrutura consular realmente não dá conta da demanda”, falou Renata.

O autor do requerimento, deputado Andrino, destacou a importância de ter uma representante brasileira no Parlamento italiano. “A Itália é o único país do mundo que permite que descendentes que vivem em outros países possam votar e ter representantes no Congresso. Ela vai ser a nossa Anita, não a do Garibaldi, mas a Anita dos muitos catarinenses descendentes de italianos”, afirmou.

Os deputados Nilson Gonçalves (PSDB), Valmir Comin (PP), Darci de Matos (PSD), Mauro de Nadal (PMDB) e Serafim Venzon (PSDB) também manifestaram apoio à candidatura de Renata Bueno.

Júlio Cancellier

Assessor de Imprensa da Presidência da Assembleia Legislativa
(48) 9901-0488

Voltar